O livro didático é, conhecidamente, o instrumento mais utilizado em sala de aula como auxiliador ao professor na ministração de aulas. Com essa percepção, a bolsista PETCiências Letícia Barbieri Martins e a bolsista de iniciação científica Franciele Cremer, sob orientação da Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos desenvolvem a pesquisa “A abordagem e a contextualização de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em livros didáticos de Física e Ciências da Educação Básica”, na qual investigam: Qual é a abordagem dada ao enfoque CTS em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental e Física do Ensino Médio, pertencentes ao PNLD, utilizados pelos professores das escolas públicas do município de Cerro Largo, RS?
Como encaminhamento teórico-metodológico é uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico (GIL, 2008), tendo como corpus de análise livros didáticos de Física e Ciências. A dinâmica metodológica segue de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2007), e com fundamentação teórica produções ligadas a CTS (AULER, 2002), Pensamento Latino-Americano em CTS (PLACTS) (DAGNINO, 2010) e Livros didáticos de Ciências.
Tendo como objetivo verificar, identificar e analisar a presença do enfoque CTS nos livros didáticos de Ciências do 9° ano e Física do Ensino Médio adotados pelas escolas, analisar como os conteúdos e as imagens fazem essa representação.
Na pesquisa já foi desenvolvida a etapa de unitarização, com a separação dos textos em unidades de significado, os núcleos de sentido, e está em fase de categorização, com o agrupamento de núcleos de sentido com significado semelhante para, em seguida, a escrita do novo emergente, a comunicação “representando o contexto de compreensão e teorização dos fenômenos que foram investigados” (SANTOS, 2016).
Com contribuições de
Bolsista PETCiências Letícia Barbier Martins.
Comentários
Postar um comentário