Pular para o conteúdo principal

CINEMA, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: LAÇOS QUE SE COMPLEMENTAM

 


 No dia 5 de Junho de 1972 a Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), decretou o Dia Internacional do Meio Ambiente em homenagem a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano e teve como um dos principais avanços a criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Nesse contexto, dedicamos o mês de Junho para destacar a importância das unidades ecológicas de um sistema natural e as diferentes opções que encontramos para aprender mais sobre o Meio Ambiente, não esquecendo que todo dia é uma nova oportunidade de agir e zelar pelo lugar em que habitamos.  

Para compreender, refletir e buscar meios para preservar o meio em que vivemos, nada melhor que desfrutar de um entretenimento cultural de forma descontraída e acessível. Assim, podemos aproveitar a sala de aula e o ensino de Ciências e Geografia, assim como também o tempo livre e até mesmo o contexto de isolamento geográfico para assistir alguns dos filmes e documentários que vamos indicar a seguir:

1. A Última Hora

 

Produzido e narrado pelo ator Leonardo DiCaprio, o documentário aborda as consequências da ganância do sistema capitalista com o aumento da industrialização e das corporações. Um cenário assustador e catastrófico é apontado devido às constantes mudanças climáticas, poluição e acúmulo de lixo elevam índices de degradação que comprometem todas as formas de vida do planeta. O documentário conta com depoimentos de 70 cientistas e pesquisadores norte-americanos, dentre eles, o físico Stephen Hawking, a primeira vencedora africana do Prêmio Nobel da Paz, Wangari Maathai, e o ex-primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Gorbachev.

 É uma excelente opção para aqueles dias "nostálgicos" em que notamos as mudanças acontecerem, mas não sabemos o que fazer para refletir sobre a nossa responsabilidade perante o planeta e como podemos fazer para superar os desafios para a manutenção da sustentabilidade que encontramos todos os dias.

       Tempo de Duração: 1h17min;

       Onde assistir: YouTube e Globoplay.

 

2. WALL-E

Animação do ano de 2008 produzida pelos estúdios “Disney” e ” Pixar”, o filme trata das transformações que o planeta sofreu até se tornar um depósito de lixo no ano de 2700. O personagem principal, robô Wall-E, é enviado à Terra para executar o trabalho de compactar e organizar todo o entulho de lixo. Os seres humanos ainda existentes, por se alimentarem apenas de hambúrgueres e pizza, atingiram um alto grau de obesidade na qual não conseguem nem se locomover com as "próprias pernas” se tornando dependentes de aparelhos adaptados especialmente.

O filme aborda também a zona de conforto dos seres humanos uma vez que, acostumaram a viver naquele ambiente desabilitado e o consideram normal. Essa animação é uma ótima opção para se trabalhar em sala de aula tanto para o Ensino Médio quanto para turmas de Ensino Fundamental, já que desencadeia linhas de raciocínio que vão da falta de pensamento crítico até a responsabilidade que nós e as políticas públicas temos perante o desenvolvimento sustentável. 

       Tempo de Duração: 1h43min;

       Onde assistir: YouTube e  Disney +. 

 

3. O Sal da Terra

Documentário do ano de 2014 dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, mostra a trajetória de seu pai, o fotojornalista Sebastião Salgado. As lentes de Sebastião retratam diversos momentos de migração, êxodos, secas e até genocídios em torno de pautas socioambientais. Ademais, a história do Instituto Terra, construído por ele e sua esposa também é ressaltada na obra que surgiu através do enfoque na recuperação da Mata Atlântica em uma fazenda pessoal de sua família.

 Esse documentário é uma opção perfeita para quem quer observar diferentes paisagens, povos e culturas e ainda, pensar e refletir em como a natureza está sendo destruída de diferentes formas em todos os lugares.

       Tempo de Duração: 1h 50 min;

       Onde assistir: Youtube e Globoplay.

 

4. COWSPIRACY: O Segredo da Sustentabilidade

 

Documentário voltado para as consequências da exploração dos recursos naturais e danos que a indústria da agropecuária causa no meio ambiente.  De uma perspectiva crítica, essa obra de 2014 também faz uma denúncia sobre a omissão de alguns órgãos ambientais renomados acerca do consumo exacerbado de carne pela influência inconsciente do sistema capitalista.

Para quem quer entender um pouco mais sobre índices de consumo da água, emissão de gases de efeito estufa e de desmatamento, Cowspiracy é uma ótima opção (mas prepare-se para levar um “choque de realidade” com as informações expostas).

       Tempo de Duração: 1h30min;

       Onde assistir: YouTube e Netflix.

 

5. O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida

 O filme ``Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida `` é uma animação adaptada do conto clássico do Dr. Seuss é uma criatura da floresta que compartilha o eterno poder da esperança. A aventura animada conta a jornada de um rapaz que procura pela única coisa que poderá fazer com que ele conquiste a afeição da garota de seus sonhos. Para encontrá-la, ele terá que descobrir a história do Lorax, a zangada porém charmosa criatura que luta para proteger seu mundo.

 Lorax é uma animação destinada para assistir em família uma vez que aborda a mudança da nossa sociedade pelas degradações ambientais de forma doce e de fácil entendimento e estimula o pensamento do porquê sempre se manter com esperança diante das condições ambientais em que estamos inseridos.

       Tempo de Duração: 1h e 35min;

        Onde assistir: YouTube e Netflix


6. Eco Planet 3D

Um pequeno garoto, de uma tribo muito distante, tem a capacidade de se comunicar com os animais. Junto com sua irmã durona e um escoteiro, filho do presidente do maior país do planeta, eles embarcam numa aventura para impedir um projeto megalomaníaco que pode causar a destruição ambiental. A animação Eco Planet 3D é ideal para se trabalhar com turmas de Ensino Fundamental visto que os cenários bem coloridos encantam e despertam a atenção juntamente com o estímulo à construção de ideias para impedir que aconteça uma catástrofe ambiental no planeta (que podem ser utilizadas no dia a dia). 

  • Duração: 1h35 min;

  • Onde assistir: YouTube.

 

Para notícias e dicas sobre nosso Meio Ambiente e sustentabilidade: 

 

Pensamento Verde: https://www.pensamentoverde.com.br/




Contribuição: Amanda Emmanuele Paulus Machado e Thais da Silva Bourscheid - Bolsistas PETCiências. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...