Mas para o que se adequa o adubo NPK nas plantas?
Ele é essencial para que as plantas cresçam e se desenvolvam de maneira adequada e saudável, pois o nitrogênio possui a função de crescimento, desenvolvimento das raízes, caule e das folhas, o fósforo, detém a formação da clorofila e aumentando a capacidade da planta para absorver os elementos férteis do solo, possui também o papel na criação das raízes, já o potássio contribui na formação de rizomas, fortalecendo assim os vegetais aumentando sua resistência contra às secas.
Este adubo, é uma forma fácil e barata de ser realizado, principalmente para quem não possui muito espaço para portar composteiras em suas propriedades. Mas, precisa haver cuidado na hora de administrar as doses do mesmo, pois se aplicar em excesso pode ocorrer queima das plantas, estas adubações devem ser realizadas antes do período de florescimento e após a colheita ou poda, para assim compensar a perda de nutrientes.
Os meses chuvosos são os ideais para a utilização do NPK orgânico natural.
Abaixo, segue a receita para um adubo NPK natural, totalmente orgânico, utilizando ingredientes que possuímos em nossas casas e usamos em nosso cotidiano, aos quais iriam para o lixo. Assim, podem ser totalmente reaproveitáveis, podendo também ser explorada em sala de aula com conteúdo de Ciências.
Ingredientes:
1 litro de água;
4 cascas de ovo; (Contém cálcio, retira a acidez da borra de café.)
4 cascas de banana já picadas; (Contém potássio.)
3 colheres rasas de sopa de borra de café; (O nitrogênio e o fósforo estão presentes na borra de café.)
1 colher de sopa generosa de canela em pó. (Ajuda na neutralização do adubo, é fungicida e ajuda na germinação das raízes.)
Modo de preparo:
O primeiro passo será colocar todos os ingredientes no liquidificador, liquidificando 1 minuto até homogeneizar, com a seguinte observação: a borra de café não pode ser exagerada, precisa ser de café passado já utilizado, e a canela em pó não deve conter açúcar em sua composição.
Após, o segundo passo será colocar toda a mistura em um vasilhame, preferencialmente de vidro, mas pode ser o que você possua em casa também, como garrafas pet, cuidando sempre para estar bem limpa antes de pôr a mistura dentro do recipiente, e também precisa haver um espaço de dois a quatro dedos, pois deverá deixar fermentar durante quatro dias, sofrendo um processo de decomposição ao qual irá gerar um gás, então precisa do espaço ou de um pequeno furo na tampa.
Durante os 4 dias, uma vez ao dia agitar a mistura.
Por último, após os quatro dias, diluir a mistura em água, utilizando 50% adubo, 50% água, pois ela pode acabar a vir a prejudicar alguma planta se ocupar sem água, porque a mistura fica forte.
Dicas:
Para a utilização do adubo, derrame entre as laterais, pois se colocar próximo a raiz pode ocasionar a queima da mesma.
Nunca utilizar somente a borra de café usada pura em suas plantas, pois pode ocasionar a queima das mesas, e consequentemente a perda delas.
NPK orgânico: Aprenda a fazer do jeito certo! Podemos usar borra de café?: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=dEgCYIVXDJ0
Tudo sobre os fertilizantes NPK orgânico: https://www.sitiopema.com.br/fertilizantes-npk/
Contribuição: Thais da Silva Bourscheid – Bolsista PETCiências
Comentários
Postar um comentário