A escrita presente é baseada na matéria da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de 2021 intitulado “Mundo cumpriu meta de áreas protegidas em terra, mas a qualidade das áreas precisa melhorar” na qual, traz informações a respeito da meta global de cobertura de áreas protegidas e conservadas presentes no Relatório Planeta Protegido do Centro de Monitoramento de Conservação Mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC).
De acordo com o Relatório, a comunidade internacional conseguiu progressos relacionados a meta, no entanto, a qualidade na cobertura dessas áreas não é a das melhores. Isto é, um terço das áreas de biodiversidade não apresenta proteção, indicando fragilidade nos instrumentos de defesa. Em números, a preservação atual é de 22,5 milhões de km² de ecossistemas terrestres e aquáticos e 28,1 milhões de km² de águas costeiras que estão dentro de áreas protegidas, representando um aumento de 42% de aumento desde 2010. Calcula-se que a meta excederá 17% quando todos os dados de todas as áreas forem disponibilizados, sendo que muitas áreas protegidas permanecem não relatadas.
No entanto, desafio é melhorar a qualidade de conservação em áreas existentes e novas para alcançar mudanças positivas para os seres humanos e para a natureza, uma vez que mesmo em áreas protegidas a biodiversidade continuam a diminuir. Segundo Neville Ash, diretor do UNEP-WCMC: "Áreas protegidas e conservadas desempenham um papel crucial no combate à perda da biodiversidade, e grandes progressos foram feitos nos últimos anos no fortalecimento da rede global de áreas protegidas e conservadas. Entretanto, designar e contabilizar mais áreas protegidas e conservadas é insuficiente; elas precisam ser efetivamente gerenciadas e governadas de forma equitativa se quiserem perceber seus muitos benefícios em escala local e global e garantir um futuro melhor para as pessoas e para o planeta".
Em suma, ainda necessitamos assegurar que as áreas sejam manejadas adequadamente afim de manter, resgatar e ampliar a biodiversidade. Proteger as áreas de preservação podem ajudar a prevenir uma maior degradação do ecossistema, manter a biodiversidade, a conservação da natureza e pode reduzir o risco de futuras pandemias.
Para mais informações:
Matéria - https://odsbrasil.gov.br/Home/Noticia?id=101.
Relatório Planeta Protegido - https://livereport.protectedplanet.net/.
Contribuição: Letícia Barbieri Martins- Bolsista PETCiências.
Comentários
Postar um comentário