A PETiana Riceli Gomes Czekalski concluiu sua jornada de graduação no curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, no dia 31 de maio de 2021, desvinculando-se da bolsa do Programa de Educação Tutorial – PETCiências (MEC/FNDE), a qual fez parte da sua formação docente desde o ano de 2018, possibilitando o desenvolvimento da tríade ensino, pesquisa e extensão durante as atividades do Programa.
No momento, a atual professora foi aprovada no Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pensa que cursar o mestrado irá agregar novas perspectivas a sua formação e ao ensino de ciências em prol da promoção do ensino público de qualidade.
Para registrar sua trajetória Riceli nos conferiu um breve relato de sua participação no PET, finalizando com saudosos agradecimentos ao Programa e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
“Eu Riceli, sou a primeira da minha família a concluir uma formação de ensino superior e ingressar no mestrado, e esta narrativa que significou todo o meu processo acadêmico. Embora, adentrar na universidade contou com o meu desejo de aprender, pesquisar e ensinar, elementos que me fascinam. Outrossim, confiro destaque a minha escola de educação básica, responsável por dar asas a professora que um dia eu sabia que estaria pronta para exercer esta profissão tão linda e inspiradora.
Me emociono ao rememorar todo o percurso no PETCiências, foi uma bela caminhada repleta de desafios, inspirações, apoio e muita dedicação. Ademais, esta passagem me conferiu experiências enriquecedoras sobre o ensino de ciências, todavia, tão importante quanto essa esfera formativa foi a ótica da sensibilidade que me alinhou a pesquisa de professores fundamentais ao meu vislumbre para a educação, a subjetividade dos indivíduos, a Educação Ambiental e a formação de professores.
De modo geral, agradeço ao PET por todas as oportunidades que facilitaram o acesso ao mestrado, aos professores que me auxiliaram durante a graduação, as amizades e as discussões científicas, sou imensamente grata a todos que fizeram desta passagem um viés humanístico. Ainda, agradeço a UFFS, por todo o amparo, estrutura e disponibilidade.
Ressalto minhas novas metas para o futuro, seguir na vida acadêmica, dar continuidade as pesquisas e articular com a prática. Saliento que fui convidada pela minha escola de educação básica para ministrar um diálogo sobre o ingresso em universidades públicas e suas oportunidades. Desse modo, reflito: As sementes que outrora semearam em mim, por outros professores, estão agora dando frutos, estes que rogam por novas linhagens que ei de incentivar.”
Comentários
Postar um comentário