As Petianas Alessandra
Nilles Konsen e Letícia Barbieri Martins participaram do XXII Fórum de Estudos:
Leituras de Paulo Freire, realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul,
Campus Erechim, entre os dias 20 e 22 de maio.
Sendo a abertura na
quinta-feira, dia 20, por meio de transmissão síncrona no canal do evento no
You Tube. Após a abertura iniciou-se o Espaço Dialógico I: Os desafios da
educação e a atualidade das leituras freireanas.
Na sexta-feira, dia 21, pela
manhã, realizou-se o círculo de diálogos virtuais em rodas de conversa, com a
apresentação de trabalhos.
Momento em que Letícia participou
com os trabalhos “Mulheres como enunciadoras da Ciência-Tecnologia” (de autoria
de Ana Paula Butzen Hendges, Letícia Barbieri Martins e Rosemar Ayres dos
Santos) e "Experimentação problematizadora como forma de instigar a
curiosidade dos estudantes” (de autoria de Franciele Cremer, Letícia Barbieri
Martins e Rosemar Ayres dos Santos) e Alessandra com o trabalho “A Ciência e as
novas gerações, desafios para o ensinar” (de autoria de Alessandra Nilles
Konsen, Rosemar Ayres dos Santos e Eliane Gonçalves dos Santos).
Estes Círculos de
diálogos foram feitos através do Google Meet. As discussões foram muito ricas e
pertinentes, dentre elas a problematização de temas relevantes diante do
cenário atual como o Feminismo, Ensino, Educação, Resistência, Esperança,
Pandemia, entre outros.
E, as atividades seguiram
no canal do evento no Youtube, à tarde com o Café com Paulo Freire: Pensando
Freire e as crianças, a alegria de viver e a curiosidade menina e à noite o
Espaço Dialógico II: Educação Popular e Feminismo: um debate necessário.
No sábado, dia 22,
ocorreu, pelo Google Meet, o Espaço Dialógico III com o Grupo de Estudos e
Pesquisas Dialogus: educação, auto(trans)formação e
humanização com Paulo Freire (UFSM). No qual, teve a organização de 4 salas
virtuais abordando o tema “Processos Auto(Trans)Formativos de Professores(as):
a existência e a resistência da/na escola”. A última atividade do Fórum foi a
Plenária, momento de avaliação do evento e discussão de questões sobre a sua
continuidade em 2022.
O Fórum de Paulo Freire
abordou, ao longo de suas atividades, importantes questões que fizeram
pensar/refletir sobre a formação e constituição docente em tempos de Pandemia,
com questões como: Como ensino? De que forma devo ensinar? As atividades também
resultaram em debates como a constante invisibilidade das mulheres na educação
e na sociedade, entre outros importantes assuntos. O evento proporcionou a
oportunidade de conhecer mais sobre as obras de Paulo Freire através das
apresentações de trabalho de colegas de diversas áreas de atuação e
conhecimento e observar como o referido autor abrange e une diferentes
dimensões da escola e da sociedade.
Comentários
Postar um comentário