Em São Paulo, “a rede de franquias Pastifício Primo vai dar um desconto de 10% para os clientes que levarem seus próprios recipientes para as compras de massas e molhos” afirma Olsen (2021). Dessa forma, o hábito de levar recipientes de plástico para montar as lasanhas, tornou-se em um incentivo à nova prática da loja. Assim, possibilitando a construção de uma consciência preocupada com a sustentabilidade no cotidiano, então, qual é a importância da redução do uso de plástico?
Adentrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, até 2030, o objetivo 12 destacado pela União das Nações Unidas (ONU), é “Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis”, incluindo ações que envolvem atitudes como reduzir, reciclar e reutilizar resíduos. Com isso, atividades contínuas deveriam ser realizadas para que impedissem a ação do descarte, que em 2020 chegou à expectativa de 22 milhões ou até mesmo 58 milhões de toneladas de plástico descartado.
Consequentemente, sem a redução, até 2030, conforme Jenna Jambeck, Professora da Universidade da Geórgia, pode-se chegar até 99 milhões de toneladas anualmente. Esse será um problema permanente caso não haja controle do mesmo, pois em relação ao descarte no Oceano, “essa enorme quantidade de plástico estará impregnada na fauna marinha permanentemente”, afirma Leonard (2020). Porém, há um impasse, pois foi constatado que a proposta de redução da produção nas fábricas, “agravará a questão climática e as emissões de carbono, visto que materiais alternativos causam uma emissão maior”, afirmou a Chemical (2020), uma das principais fabricantes.
Da mesma forma, segundo a pesquisa da Pew/SYSTEMIQ, a questão da reciclagem é desvalorizada pelo mercado de trabalho, pois o custo de produção do plástico virgem é baixo, sendo mais fácil fabricar um plástico novo do que coletar, separar e processar plástico descartável. Assim, acrescentando a previsão de crescimento da produção de plástico, principalmente, as empresas mantém sua relação em direção às novas tecnologias e ao comportamento da vida urbana, logo, o objetivo é a diminuição do plástico virgem, porém os projetos envolvem o uso do mesmo.
Portanto, nós temos um importante papel em influenciar as ações das empresas, por isso, trago a indicação de um site com dicas de como reduzir, reciclar e reutilizar resíduos plásticos: https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/8-dicas-para-uma-vida-com-menos-plastico/?amp
Contribuição: PETiana Joana Ferronato Fagundes - PET Ciências
REFERÊNCIAS
CHEMICAL, Dow. Poluição por plástico é um problema grave — mas ainda não é tarde demais para solucioná-lo. National Geographic. Disponível em:<https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2020/10/poluicao-por-plastico-e-um-problema-grave-mas-ainda-nao-e-tarde-demais>. Acesso em: 13 de julho de 2021.
LEONARD, George. Poluição por plástico é um problema grave — mas ainda não é tarde demais para solucioná-lo. National Geographic. Disponível em:<https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2020/10/poluicao-por-plastico-e-um-problema-grave-mas-ainda-nao-e-tarde-demais>. Acesso em: 13 de julho de 2021.
OLSEN, Natasha. Pastifício Primo lança campanha para reduzir o uso do plástico. Disponível em:<https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/oportunidades/pastificio-primo-lanca-campanha-para-reduzir-o-uso-do-plastico/?amp>. Acesso em: 13 de julho de 2021.
Comentários
Postar um comentário