Pular para o conteúdo principal

Qual nosso papel como consumidores de plástico?

       




 
    

        Em São Paulo, “a rede de franquias Pastifício Primo vai dar um desconto de 10% para os clientes que levarem seus próprios recipientes para as compras de massas e molhos” afirma Olsen (2021). Dessa forma, o hábito de levar recipientes de plástico para montar as lasanhas, tornou-se em um incentivo à nova prática da loja. Assim, possibilitando a construção de uma consciência preocupada com a sustentabilidade no cotidiano, então, qual é a importância da redução do uso de plástico?

Adentrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, até 2030, o objetivo 12 destacado pela União das Nações Unidas (ONU), é “Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis”, incluindo ações que envolvem atitudes como reduzir, reciclar e reutilizar resíduos. Com isso, atividades contínuas deveriam ser realizadas para que impedissem a ação do descarte, que em 2020 chegou à expectativa de 22 milhões ou até mesmo 58 milhões de toneladas de plástico descartado.

Consequentemente, sem a redução, até 2030, conforme Jenna Jambeck, Professora da Universidade da Geórgia, pode-se chegar até 99 milhões de toneladas anualmente. Esse será um problema permanente caso não haja controle do mesmo, pois em relação ao descarte no Oceano, “essa enorme quantidade de plástico estará impregnada na fauna marinha permanentemente”, afirma Leonard (2020). Porém, há um impasse, pois foi constatado que a proposta de redução da produção nas fábricas, “agravará a questão climática e as emissões de carbono, visto que materiais alternativos causam uma emissão maior”, afirmou a  Chemical (2020), uma das principais fabricantes. 

Da mesma forma, segundo a pesquisa da Pew/SYSTEMIQ, a questão da reciclagem é desvalorizada pelo mercado de trabalho, pois o custo de produção do plástico virgem é baixo, sendo mais fácil fabricar um plástico novo do que coletar, separar e processar plástico descartável. Assim, acrescentando a previsão de crescimento da produção de plástico, principalmente, as empresas mantém sua relação em direção às novas tecnologias e ao comportamento da vida urbana, logo, o objetivo é a diminuição do plástico virgem, porém os projetos envolvem o uso do mesmo.

Portanto, nós temos um importante papel em influenciar as ações das empresas, por isso, trago a indicação de um site com dicas de como reduzir, reciclar e reutilizar resíduos plásticos: https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/8-dicas-para-uma-vida-com-menos-plastico/?amp 


Contribuição: PETiana Joana Ferronato Fagundes - PET Ciências








REFERÊNCIAS 


CHEMICAL, Dow. Poluição por plástico é um problema grave — mas ainda não é tarde demais para solucioná-lo. National Geographic. Disponível em:<https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2020/10/poluicao-por-plastico-e-um-problema-grave-mas-ainda-nao-e-tarde-demais>. Acesso em: 13 de julho de 2021.


LEONARD, George. Poluição por plástico é um problema grave — mas ainda não é tarde demais para solucioná-lo. National Geographic. Disponível em:<https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2020/10/poluicao-por-plastico-e-um-problema-grave-mas-ainda-nao-e-tarde-demais>. Acesso em: 13 de julho de 2021.


OLSEN, Natasha. Pastifício Primo lança campanha para reduzir o uso do plástico. Disponível em:<https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/oportunidades/pastificio-primo-lanca-campanha-para-reduzir-o-uso-do-plastico/?amp>. Acesso em: 13 de julho de 2021.


OLSEN, Natasha. 8 dicas para uma vida com menos plástico. https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/8-dicas-para-uma-vida-com-menos-plastico/?amp. Acesso em: 13 de julho de 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...