A embalagem “longa vida” também chamada de cartonada ou multicamadas, garantem a conservação de diferentes alimentos por muito mais tempo, preservando seus nutrientes e garantindo um melhor aproveitamento. Ela é composta por camadas de papel, polietileno de baixa densidade e alumínio. Esses materiais em camadas criam uma barreira que impede a entrada de luz, ar, água, microorganismos e odores externos e, ao mesmo tempo, preserva o aroma dos alimentos dentro da embalagem.
Após o consumo, a embalagem deve ser encaminhada para os programas de coleta seletiva e se transformam em matéria prima para fabricação de vários outros produtos. Essas iniciativas estão em crescimento constante e são as grandes responsáveis pela separação dos diversos tipos de materiais recicláveis e encaminhamento das embalagens longa vida para as indústrias recicladoras. Segundo Roberto Domingos Júnior, diretor da Copel Recicláveis, explica que a celulose que é tirada dessa embalagem durante a reciclagem vira um novo papel. O plástico e o alumínio também são usados para a composição de vários produtos, como capas de livros, de cadernos e revestimentos para pisos.
Dessa forma, para que as embalagens possam passar por esse processo, Roberto Domingos explica que “é preciso esvaziar bem a caixa para não ficar resíduos de alimentos, que irão trazer um mau odor e atrair vetores contaminantes (moscas e outros insetos). Portanto, se recomenda passar um pouco de água para eliminar melhor esses resíduos, que ficam dentro da embalagem. Também se aconselha desmontá-las ou compactá-las para não ocupar muito espaço. Mas, o mais importante é separar essas caixinhas para que elas sejam destinadas à coleta seletiva da sua cidade.” Contudo, se a embalagem tiver tampinha, deve-se descarta-la a parte, pois ela é composta por outro tipo de polipropileno e reciclada para ser usada como matéria prima de outras tampas de embalagens ou para fazer outros produtos feitos de plásticos derivados do polipropileno como baldes, bacias ou vasos plásticos.
Assim, com pequenas atitudes do dia a dia podemos contribuir com a reciclagem e ajudar na construção de diferentes produtos.
Referências:
CEMPRE. Embalagens Longa Vida. Disponível em: https://cempre.org.br/embalagens-longa-vida/ Acesso em: 09 de julho de 2021.
CICLO VIVO. Redação CicloVivo. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/como-descartar-corretamente-embalagens-longa-vida/?amp Acesso em: 09 de julho de 2021.
Contribuições: PETiana Victória Santos da Silva
Comentários
Postar um comentário