As diferentes realidades da sala de aula entre os professores são um dos principais fatores que contribuem para as dificuldades da continuidade de aprendizagem ao longo de sua profissão. A realidade da Educação Básica brasileira enfrenta não somente o descaso com o professor em relação ao seu salário, como também a influência da prioridade das Instituições escolares a respeito de seu papel social.
Em relação a qualidade do Ensino de Ciências, embora tenha ocorrido uma expansão no ensino superior durante os anos 70, as questões que envolvem a formação de professores de Ciências são influenciadas por um conjunto de dificuldades, como também, pela presença de fatores que expressam a defasagem dos professores em escolas públicas brasileiras.
Consequentemente, a superação dos impasses da atuação dos professores de Ciências está relacionada à formação continuada dos mesmos, integrando assim aspectos desde a formação inicial, até o desenvolvimento da carreira. Por isso, indico uma tese a respeito das contribuições da formação continuada na prática dos professores de Ensino de Ciências, sobre o tema geologia:
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/287714/1/Gebara_MariaJoseFontana_D.pdf
Contribuição: PETiana Joana Ferronato Fagundes - PETCiências
Comentários
Postar um comentário