As mudanças climáticas estão sendo responsabilizadas pelos maiores desastres extremos ao redor do mundo. Uma das maiores consequências da má gestão global impossibilita o desenvolvimento do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, em relação a: “Água limpa e Saneamento” que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU, 2021), “apenas 0,5% da água na Terra está fresca e pronta para o consumo”, pois, durante 20 anos toda a água reservada no solo, gelo e neve diminuiu 1 centímetro.
Esse balanço dos últimos 20 anos permite compreender os impactos das mudanças climáticas e observações em diferentes ambientes, por exemplo, enquanto há lugares sendo devastados pela seca, outros ocorrendo desastres pelo excesso de chuvas. Com isso, emerge um agravamento dessas situações quando o contexto inclui, por exemplo a Pandemias de Covid-19, que também tem ligação com as questões ambientais.
Portanto, é necessária a compreensão da influência da relação entre seres humanos e o meio ambiente e em especial o gerenciamento global dos recursos naturais. Esse comprometimento coletivo com ações que contribuem para a redução das alterações climáticas extremas são destacadas em mais um relatório da ONU, disponível pela ONU News que indico o link: https://news.un.org/pt/story/2021/10/1766122
Contribuição: PETiana Joana Ferronato Fagundes - PETCiências
REFERÊNCIA
ONU. Com crise iminente no setor da água, OMM pede melhor gestão do recurso. 2021. Disponível em:<https://news.un.org/pt/story/2021/10/1765442>. Acesso em: 12 de outubro de 2021.
Comentários
Postar um comentário