No decorrer dos dias 20 e 27 de novembro de 2021, no turno da manhã, o PETCiências participou do Seminário Interno dos Grupos PET da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – IX SINPET, o qual foi promovido pelo PET Práxis da UFFS - Campus Erechim. Este evento foi destinado a bolsistas, voluntários, tutores e CLAA dos grupos do Programa de Educação Tutorial da UFFS e foi realizado de forma remota através das plataformas Cisco Webex Meetings e Google Meet.
Durante o primeiro encontro na manhã do dia 20 de novembro, o qual começou a partir das 08:30, inicialmente foi desenvolvida uma oficina de escrita criativa com foco na escrita de poesias e possibilidades da visão da arte, mesmo em nossa rotina corrida do cotidiano. Assim sendo, dispondo da oportunidade ofertada, o Tutor do PETCiências, professor Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e a bolsista Joana Ferronato Fagundes, redigiram duas poesias para o segundo dia de atividades, representando nosso grupo. Contudo, em seguida, foram realizados os GDTs, em salas remotas individuais para contextualizar a discussão e a integração de ideias acerca dos temas Gênero, Sexualidade, Violência e Resistência no momento pandêmico, com enfoque no como lidar com isso no ensino remoto?
Na semana seguinte, durante o sábado na parte da manhã, o evento foi destinado para a apresentação de trabalhos nos eixos, ensino, pesquisa, extensão e interdisciplinar/atividades integradoras, plenária final e expressões artísticas. No decorrer da manhã, os PETianos apresentaram via Google Meet, os resumos aos quais foram submetidos com os títulos “PETCiências e as contribuições para a formação inicial em ciências: com a palavra o eixo ensino”, “Desenvolvimento da Extensão no PETCiências: Ciência, Ambiente e Formação”, “PETCiências Vai a Escola: Integrando o Ensino, A Pesquisa e a Extensão” e “A Pesquisa como Processo Investigativo - Formativo no PET Ciências". Enquanto ocorria as apresentações, na plataforma Cisco Webex Meetings sucedia-se uma reunião do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação - CLAA, entre tutores, Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e petianos representantes. Posteriormente, todos os petianos participantes do evento foram convidados a contribuir nas discussões da plenária referente a pautas importantes para os grupos PET e para finalizar, os representantes de cada grupo tiveram espaço para declamar as poesias escritas no primeiro dia. Portanto, podemos afirmar que o seminário decorreu como reuniões formativas que propiciaram uma interação entre os grupos PET da UFFS, na qual, foram possíveis conhecer um pouco sobre as atividades de cada grupo, vivências e possibilitou discussões acerca das diferentes temáticas contextualizando com o nosso cotidiano, como estudantes bacharéis e licenciandos em formação inicial, participantes de um grupo tão rico em experiências.
Alguns registros dos encontros:
Contribuição: PETianas Amanda Emmanuele Paulus e Thais Bourscheid- PETCiências
Comentários
Postar um comentário