Pular para o conteúdo principal

PETCIÊNCIAS PARTICIPA DO IX SINPET






No decorrer dos dias 20 e 27 de novembro de 2021, no turno da manhã, o PETCiências participou do Seminário Interno dos Grupos PET da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – IX SINPET, o qual foi promovido pelo PET Práxis da UFFS - Campus Erechim. Este evento foi destinado a bolsistas, voluntários, tutores e CLAA dos grupos do Programa de Educação Tutorial da UFFS e foi realizado de forma remota através das plataformas Cisco Webex Meetings e Google Meet.

Durante o primeiro encontro na manhã do dia 20 de novembro, o qual começou a partir das 08:30, inicialmente foi desenvolvida uma oficina de escrita criativa com foco na escrita de poesias e possibilidades da visão da arte, mesmo em nossa rotina corrida do cotidiano. Assim sendo, dispondo da oportunidade ofertada, o Tutor do PETCiências, professor Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e a bolsista Joana Ferronato Fagundes, redigiram duas poesias para o segundo dia de atividades, representando nosso grupo. Contudo, em seguida, foram realizados os GDTs, em salas remotas individuais para contextualizar a discussão e a  integração de ideias acerca dos temas Gênero, Sexualidade, Violência e Resistência no momento pandêmico, com enfoque no como lidar com isso no ensino remoto? 

Na semana seguinte, durante o sábado na parte da manhã, o evento foi destinado para a apresentação de trabalhos nos eixos, ensino, pesquisa, extensão e interdisciplinar/atividades integradoras, plenária final e expressões artísticas. No decorrer da manhã, os PETianos apresentaram via Google Meet, os resumos aos quais foram submetidos com os títulos “PETCiências e as contribuições para a formação inicial em ciências: com a palavra o eixo ensino”, “Desenvolvimento da Extensão no PETCiências: Ciência, Ambiente e Formação”, “PETCiências Vai a Escola: Integrando o Ensino, A Pesquisa e a Extensão” e “A Pesquisa como Processo Investigativo - Formativo no PET Ciências".  Enquanto ocorria as apresentações, na plataforma Cisco Webex Meetings sucedia-se uma reunião do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação - CLAA, entre tutores, Pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e petianos representantes. Posteriormente, todos os petianos participantes do evento foram convidados a contribuir nas discussões da plenária referente a pautas importantes para os grupos PET e para finalizar, os representantes de cada grupo tiveram espaço para declamar as poesias escritas no primeiro dia. Portanto, podemos  afirmar que o seminário decorreu como  reuniões formativas que propiciaram uma interação entre os grupos PET da UFFS, na qual, foram possíveis conhecer um pouco sobre as atividades de cada grupo, vivências e possibilitou discussões acerca das diferentes temáticas contextualizando com o nosso cotidiano, como estudantes bacharéis e licenciandos em formação inicial, participantes de um grupo tão rico em experiências.

Alguns registros dos encontros:

Contribuição: PETianas Amanda Emmanuele Paulus e Thais Bourscheid- PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...