Pular para o conteúdo principal

PETCiênicas vai à escola em forma de Gincana na Escola Padre Reus de Dezesseis de Novembro



        Os PETianos, Giordane, Isabela, Luzilene e Victória, no dia 07 de junho deste ano, realizaram uma intervenção na Escola Estadual de Educação Básica Padre Reus, localizada na cidade de Dezesseis de Novembro, a convite da Escola. 

A intervenção foi desenvolvida a partir da estratégia didática Gincana com foco no ENEM e de conhecimentos gerais. A gincana foi desenvolvida partindo da organização dos alunos em grupos, ambos os grupos contendo estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Com isso, a primeira etapa constituiu-se em uma dinâmica denominada “Tabuleiro Humano”, em que um aluno de cada grupo iria ficar no tabuleiro, que fora desenhado no chão da escola e o restante da equipe iria resolver as questões que eram propostas pelos PETianos, com isso, ao acertar a resposta, o representante do grupo avançará uma casa, até conseguir alcançar o final, se consagrando vitoriosa nesta etapa. 

A segunda etapa da gincana consistiu-se de outro movimento, denominado, “Corrida do Conhecimento”,  que constava de os grupos formarem filas e tentarem responder às perguntas feitas, o grupo que conseguia a resposta se deslocava até os PETianos que estavam do outro lado, o grupo que chegava primeiro e respondia corretamente, ganhava os pontos. 

A terceira etapa e última da gincana consistiu na dinâmica denominada “Desafios do ENEM/Vestibulares”, em que cada grupo tinha no máximo 5 minutos para responder perguntas aleatórias e diferentes para os grupos, contemplando as diferentes áreas do conhecimento.

Além dessas, houveram atividades extras, como o Desafio da garrafa com gás ou sem gás, e a Cadeia Alimentar.

O desafio da garrafa de água consistia em um aluno por grupo designado para fazer o teste da garrafa de água com e sem gás, para, assim, reconhecerem os efeitos da pressão. Com isso, foi dada uma garrafa de água com gás e uma garrafa de água sem gás com intuito do participante responder qual é com gás e qual é a sem gás de olhos vendados, sem abri-la, a partir de suas percepções, usando diferentes metodologias que melhor ele conseguiria descrever.

Já o desafio da cadeia alimentar deu-se da seguinte maneira: cada equipe montou em menor tempo uma cadeia alimentar com figuras ou nomes de animais. Venceu a equipe que terminou a prova em menor tempo e montou a cadeia alimentar de forma correta.


Por fim, foi também realizada uma atividade de integração entre todos os alunos participantes com o objetivo de gerar uma descontração e para finalizar a Gincana, chamada Pegadinha do Animal. Esta consistiu em entregar a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida, todos ficaram em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.


As atividades compõe o PETCiências vai a Escola que tem como foco o desenvolvimento das ações de extensão do grupo e por meio destas proporciona uma formação mais ampla para os futuros professores(PETianos bolsistas e voluntários do grupo), como também proporciona a escola e os alunos um contato com a instituição de Ensino Superior.

O grupo PETCiências agradece o acolhimento da escola para desenvolver as atividades e todo o carinho que foi recebido.


Alguns registros do momento:








Contribuições PETiano: Giordane Miguel Schnorr


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...