Os PETianos, Giordane, Isabela, Luzilene e Victória, no dia 07 de junho deste ano, realizaram uma intervenção na Escola Estadual de Educação Básica Padre Reus, localizada na cidade de Dezesseis de Novembro, a convite da Escola.
A intervenção foi desenvolvida a partir da estratégia didática Gincana com foco no ENEM e de conhecimentos gerais. A gincana foi desenvolvida partindo da organização dos alunos em grupos, ambos os grupos contendo estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Com isso, a primeira etapa constituiu-se em uma dinâmica denominada “Tabuleiro Humano”, em que um aluno de cada grupo iria ficar no tabuleiro, que fora desenhado no chão da escola e o restante da equipe iria resolver as questões que eram propostas pelos PETianos, com isso, ao acertar a resposta, o representante do grupo avançará uma casa, até conseguir alcançar o final, se consagrando vitoriosa nesta etapa.
A segunda etapa da gincana consistiu-se de outro movimento, denominado, “Corrida do Conhecimento”, que constava de os grupos formarem filas e tentarem responder às perguntas feitas, o grupo que conseguia a resposta se deslocava até os PETianos que estavam do outro lado, o grupo que chegava primeiro e respondia corretamente, ganhava os pontos.
A terceira etapa e última da gincana consistiu na dinâmica denominada “Desafios do ENEM/Vestibulares”, em que cada grupo tinha no máximo 5 minutos para responder perguntas aleatórias e diferentes para os grupos, contemplando as diferentes áreas do conhecimento.
Além dessas, houveram atividades extras, como o Desafio da garrafa com gás ou sem gás, e a Cadeia Alimentar.
O desafio da garrafa de água consistia em um aluno por grupo designado para fazer o teste da garrafa de água com e sem gás, para, assim, reconhecerem os efeitos da pressão. Com isso, foi dada uma garrafa de água com gás e uma garrafa de água sem gás com intuito do participante responder qual é com gás e qual é a sem gás de olhos vendados, sem abri-la, a partir de suas percepções, usando diferentes metodologias que melhor ele conseguiria descrever.
Já o desafio da cadeia alimentar deu-se da seguinte maneira: cada equipe montou em menor tempo uma cadeia alimentar com figuras ou nomes de animais. Venceu a equipe que terminou a prova em menor tempo e montou a cadeia alimentar de forma correta.
Por fim, foi também realizada uma atividade de integração entre todos os alunos participantes com o objetivo de gerar uma descontração e para finalizar a Gincana, chamada Pegadinha do Animal. Esta consistiu em entregar a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida, todos ficaram em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
As atividades compõe o PETCiências vai a Escola que tem como foco o desenvolvimento das ações de extensão do grupo e por meio destas proporciona uma formação mais ampla para os futuros professores(PETianos bolsistas e voluntários do grupo), como também proporciona a escola e os alunos um contato com a instituição de Ensino Superior.
O grupo PETCiências agradece o acolhimento da escola para desenvolver as atividades e todo o carinho que foi recebido.
Alguns registros do momento:
Contribuições PETiano: Giordane Miguel Schnorr
Comentários
Postar um comentário