PETCiências participa do III Encontro Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (CECIFOP)
O PETCiências esteve presente do dia 28 a 30 de junho no Encontro promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Catalão (UFCAT)/GO. A programação envolveu a participação dos petianos em palestras formativas a respeito do Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e na realização de apresentações das suas pesquisas em diferentes Eixos.
No Eixo 2, o bolsista Giordane Schnorr apresentou o desenvolvimento da sua pesquisa "Desenvolvimento profissional de professores de ciências: contribuições do triplo diálogo" (Imagem 1), com orientação da Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite. A análise categorias para observar o desenvolvimento do triplo diálogo no processo de formação.
Imagem 1: Apresentação da pesquisa
Também, este processo formativo está inserido no contexto do projeto de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de
Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo.
Adentrando o Eixo 4, a bolsista Victória Santos apresentou a pesquisa denominada "Inter- Relações entre o Pensamento Crítico e as Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: um olhar para a produção científica em periódicos brasileiros", em que destacou o papel do Pensamento Crítico (PC) na alfabetização científicas relacionada com as Questões Sociocientíficas (QSC) que contribuem na construção de formas de pensar e resolver problemas. Com isso, destacou também a necessidade de novas pesquisas brasileiras sobre PC e QSC no Ensino de Ciências que valorizem as questões ambientais como tema central e possibilidade de articulação entre elas.
Sob a mesma orientação, a petiana Joana Fagundes apresentou nos dias 29 e 30 de junho, consecutivamente as pesquisas, "Formação Docente em Ciências e (re) significação conceitual de currículo" e "Concepções sobre currículo de professores de ciências biológicas em formação inicial" em conjunto com as co-autoras, Gênifer Erminda Schreine e Susana Weyh Wammes (Imagem 2). As mesmas destacaram a importância de discutir sobre a reflexão sobre a prática e a teoria em relação ao currículo, por licenciandos em formação inicial. Como também, o papel do Diário de formação (DF) como um meio de potencializar a reflexão dos futuros professores, com o objetivo de construir uma aprendizagem significativa ao estudante.
A petiana Luzilene Rito, sob orientação da Profa. Dra. Judite Wenzel, apresentou um Relato de Experiência (RE) denominado "Estratégia de Leitura Online: Relato de um grupo de Estudo de Textos de Divulgação Científica" (Imagem 3). O mesmo destaca as estratégias de diálogos e planejamentos de um grupo de estudo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica (TDC). Pois devido a pandemia da Covid-19 o grupo teve que reorganizar sua metodologia para construir um novo contexto formativo.
Imagem 3: Apresentação da pesquisa
Fonte: autoral
Portanto, é importante ao coletivo do PETCiências investigar a própria ação por meio da pesquisa sobre os assuntos destacados a cima. Pois permite com que a teoria e a prática construam uma relação no cotidiano do professor em formação inicial.
Contribuição: PETiana Joana Fagundes - PETCiências
Comentários
Postar um comentário