Conhecer para preservar: Curso de Ciências Biológicas e PETCiências
“Conhecer para preservar” foi o tema escolhido pelos representantes do curso de Ciências Biológicas na amostra realizada no dia 02/06/2023, na primeira sexta-feira do mês de junho referente ao dia/mês do Meio Ambiente, no evento temático da Prefeitura Municipal de Cerro Largo – RS em parceira com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Esse espaço foi utilizado para mostrar aos alunos do município a importância de preservar, sejam as árvores, as matas, os solos, os animais, enfim, toda a biodiversidade. Sabemos que em nossa sociedade, as noções de conservação e preservação não estão presentes como deveriam estar, ela é negligenciada por diversos fatores, mas principalmente pela falta de interesse ou de conhecimento pela sociedade em geral. Muitas pessoas acreditam que a floresta é apenas um local com várias árvores plantadas, porém, uma floresta é um local que abriga diversos ecossistemas e seres vivos, como fungos, insetos e mamíferos e por isso, carrega uma grande importância, devendo ser conhecida, cuidada e respeitada.
Além de dialogar sobre florestas foi mostrado de forma prática aos alunos a importância de preservar os solos (tanto os que ficam próximos a florestas ou os que ficam próximos a locais urbanos e rurais, como lavouras e campos) por meio de um experimento conhecido como “Mata ciliar” desenvolvido no Curso de Ciências Biológicas por orientação do Programa de Educação Tutorial – PETCiências, do qual participam licenciandos da UFFS. Como este trabalho foi possível demonstrar aos alunos que os solos que são preservados continuam com as sua cobertura e preservam melhor sua estrutura e componentes exclusivos do solo, fazendo com que eles mantenham sua estrutura física, química e biológica e saudáveis para resistir aos intempérie e usos.
Foi possível observar o aumento de interesse dos alunos referente aos assuntos ligados a conservação e preservação, principalmente do solo, quando observavam a diferença da erosão da água em diferentes coberturas de solo, com vegetação (simulação de mata), com cobertura (simulação de palha e matéria orgânica) e sem cobertura (apenas solo), nestes casos a água sendo suja/escura quando o solo não era preservado (perdendo solo), com cor intermediária quando o solo tinha a adição de cobertura e limpa quando o solo era preservado contendo cobertura vegetal (grama- mata simulada).
Comentários
Postar um comentário