TRILHA ECOLÓGICA DA UFSS NO DIA DO MEIO AMBIENTE
Na manhã do dia 06 de junho de 2023, em prol a Semana do Meio Ambiente, os Bolsistas do PETCiências Lucas Lafaiete e Joana Ferronato, desenvolveram uma trilha ecológica com os alunos do Ensino Fundamental anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollenbach na unidade Seminário do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), localizada ao centro da cidade de Cerro Largo-RS. A trilha realizada nas mediações da UFFS conta com 400 metros de extensão, durando aproximadamente uma hora. Ao longo da trilha foram realizadas 10 estações com intuito de trabalhar conceitos de botânica, zoologia e ecologia, como as relações ecológicas entre plantas epífitas, parasitas, simbiose entre algas e fungos (líquens), formas de dispersão de sementes, anemocórica e zoocórica, além de destacar as plantas nativas (em especial as frutíferas) e exóticas da região e algumas curiosidades como importância econômica, uso medicinal e origem da mesma quando exótica. Na trilha também são desenvolvidas atividades
pedagógicas como jogos didáticos para ampliar a compreensão sobre a natureza durante o processo (ex.: jogo da fotografia e jogo das populações) Foi possível destacar também o efeito das ações antrópicas presentes na trilha, devido a existência da unidade seminário da UFFS estar localizada no centro da cidade de Cerro Largo, havendo diversas alterações realizadas pelo homem, mas mesmo assim a natureza e sua diversidade predominam e se mantém conservada.
A trilha ecológica surgiu em 2010 por iniciativa do Professor Dr. Roque Ismael da Costa Güllich que era o professor de Ecologia Básica e percebeu a necessidade de aulas práticas de campo naquele contexto do então Curso de Ciências. Ao longo dos anos a trilha tomou novas formas pelos estágios de educação não-formal orientados pelo mesmo professor no Curso de Ciências Biológicas e atualmente o PETCiências tem assumido este papel de ensinar por meio deste recurso pedagógico, com atenção a Educação Ambiental e aos conceitos bio-ecológicos a partir do campo prático.
Depois realizamos o jogo das populações, que tem o objetivo de demonstrar como funciona um ecossistema em relação a cadeia alimentar com seres vivos fictícios como predadores (jaguatirica), consumidores (lebre) e fornecedores primários (plantas), os alunos entenderam o conceito por trás do jogo e até solicitaram participar mais de uma vez da atividade. Por fim, a realização desta trilha na unidade seminário da UFFS foi importante, pois diversos alunos conheciam o local, mas não imaginavam poder realizar uma trilha ali e relataram ter gostado e aprendido com o desenvolvimento da atividade.
Contribuição: Lucas Lafaiete - Bolsista PETCiências
Comentários
Postar um comentário