Pular para o conteúdo principal

Ação AMbiental - Cerro largo em debate sobre a conscientização ambiental

 

Cerro largo em debate sobre a conscientização ambiental

A semana do meio ambiente em Cerro Largo RS teve a contribuição das secretarias municipais, escolas e da Universidade Federal da Fronteira Sul para atividades alusivas a semana do meio ambiente a qual contou com plantio de árvores, limpeza de rios, soltura de alevinos, amostra de trabalhos e oficinas com rodas de discussões em vários pontos da cidade.

A participação da comunidade junto às atividades realizadas é uma forma de conscientização e percepção de que todos nós estamos inseridos nesse ambiente e que devemos ter a sensibilidade sobre nossas atitudes. Entre estas percepções estão as contaminações da água dos rios que cortam a cidade tanto pelo lixo como por esgoto, a degradação da mata urbana que também afeta o ecossistema e que o plantio de árvores na cidade é uma iniciativa importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores, promover a sustentabilidade ambiental e criar um ambiente urbano mais saudável e agradável.

A responsabilidade de cada um já começa na separação do lixo, descarte de materiais em locais com o destino próprio além dos cuidados com o saneamento básico não só para mantenimento de uma cidade mais limpa e organizada e sim também uma forma de conservação dos espaços em que vivemos.

Neste contexto a contribuição das escolas e do ensino de Ciências é papel fundamental desde os anos iniciais para se termos a sensibilidade de que o meio ambiente conservado é fundamental para subsistência humana, assim participar das ações e trabalharmos no ensino de Ciências com foco na educação ambiental pode ser uma saída viável e possível para aliarmos conteúdos e disposição para ações de cidadania global.


Referência:https://www.cerrolargo.rs.gov.br/site/Noticias/comunicacao/83375-semana-do-meio-ambiente-de-cerro-largo-e-marcada-por-acoes-de-conscientizacao-e-preservacao


                                         Contribuição: Marcelo Moraes Severo – Bolsista PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...