Cerro largo em debate sobre a conscientização ambiental
A semana do meio ambiente em Cerro Largo RS teve a contribuição das secretarias municipais, escolas e da Universidade Federal da Fronteira Sul para atividades alusivas a semana do meio ambiente a qual contou com plantio de árvores, limpeza de rios, soltura de alevinos, amostra de trabalhos e oficinas com rodas de discussões em vários pontos da cidade.
A participação da comunidade junto às atividades realizadas é uma forma de conscientização e percepção de que todos nós estamos inseridos nesse ambiente e que devemos ter a sensibilidade sobre nossas atitudes. Entre estas percepções estão as contaminações da água dos rios que cortam a cidade tanto pelo lixo como por esgoto, a degradação da mata urbana que também afeta o ecossistema e que o plantio de árvores na cidade é uma iniciativa importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores, promover a sustentabilidade ambiental e criar um ambiente urbano mais saudável e agradável.
A responsabilidade de cada um já começa na separação do lixo, descarte de materiais em locais com o destino próprio além dos cuidados com o saneamento básico não só para mantenimento de uma cidade mais limpa e organizada e sim também uma forma de conservação dos espaços em que vivemos.
Neste contexto a contribuição das escolas e do ensino de Ciências é papel fundamental desde os anos iniciais para se termos a sensibilidade de que o meio ambiente conservado é fundamental para subsistência humana, assim participar das ações e trabalharmos no ensino de Ciências com foco na educação ambiental pode ser uma saída viável e possível para aliarmos conteúdos e disposição para ações de cidadania global.
Referência:https://www.cerrolargo.rs.gov.br/site/Noticias/comunicacao/83375-semana-do-meio-ambiente-de-cerro-largo-e-marcada-por-acoes-de-conscientizacao-e-preservacao
Contribuição: Marcelo Moraes Severo – Bolsista PETCiências
Comentários
Postar um comentário