Questão Ambiental:Um experimento simulando a chuva ácida na escola
Sabemos que a chuva ácida não é um fenômeno comum em nossa região (RS), mas por quê não? O que é necessário para que ocorra a precipitação da chuva ácida? E quais os malefícios que ela nos traria? Tais questionamentos foram trabalhados em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz. A ação pedagógica desenvolveu-se no estágio do curso de Química Licenciatura em conjunto com o “PETCiências vai a escola”, em decorrência do Mês do Meio Ambiente (junho/2023).
A prática implicou na realização de um experimento simulando o fenômeno da chuva ácida realizado no laboratório, com a finalidade de envolver os alunos com uma questão ambiental preocupante frente à crescente industrialização do nosso país e do mundo, também, para que compreendam as reações químicas que circundam esse fenômeno.
Imagens referente ao experimento da chuva ácida
Fonte: Autora, 2023.
Anterior a essa prática foi solicitado aos alunos para fazer uma escrita das suas concepções sobre a chuva ácida, e após o experimento foi solicitada uma reescrita perante as novas informações e conhecimentos dos alunos, como forma de avaliação da ação pedagógica. Também, os alunos realizaram a confecção de cartazes que representam o fenômeno da chuva ácida.
Imagem de um dos cartazes confeccionados pelos alunos
Contribuição e Recomendação: Daniéli Vitória Goetz Pauli – Bolsista PETCiências
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