DIÁRIOS E A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS: FUNDAMENTOS E REFERÊNCIAS
Na manhã do dia 07/05/2024 a primeira terça-feira do mês de maio, foi realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo–RS a palestra sobre a temática “Diários e a Formação em Ciências: Fundamentos e Referências”, promovida pelo Programa de Educação Tutorial- PETCiências, sendo mediado pelo mestrando Lucas Lafaiete Leão de Lima e ministrada pela Professora Doutora Camila Boszko que atualmente é Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), supervisionada pelo Tutor do PETCiências Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich.
A palestra contou com a presença de ouvintes
sendo os Bolsistas do PETCiências, Bolsistas de Iniciação Científica (IC) e
Mestrandos do PPGEC e seguiu uma estrutura detalhada abordando a importância
dos diários na formação de professores
de Ciências. A apresentação começou com a exposição do referencial teórico, em
que a professora explicou as bases conceituais e as teorias de aprendizagem que
fundamentam o uso dos diários como ferramentas pedagógicas: de ensino, de
pesquisa e formação.
Na sequência, a professora Camila Boszko
detalhou os diferentes tipos de diários utilizados no contexto educacional,
destacando suas características e finalidades específicas de cada tipo de
diário. Com uma diversidade de diários, a professora Camila apresentou que os
diários de formação/aprendizagem se adequam conforme a necessidade e
ambiente em que ele será inserido. Posto isso, ela falou sobre o Diário de
Aula, enfatizando que este é um instrumento utilizado pelos professores para
refletirem sobre suas práticas pedagógicas. Em seguida, apresentou o Diário de
Bordo, também conhecido como diário de formação. Este diário é adotado para a
reflexão escrita do processo de formação docente, permitindo aos professores em
formação inicial e continuada anotar, analisar e refletir seu desenvolvimento
acadêmico/profissional. O Diário de Campo foi o próximo tipo abordado. Sendo
este diário utilizado principalmente para o registro de coleta de dados durante
atividades de campo, ajudando na organização e análise das informações
coletadas em pesquisas científicas. A professora então discutiu o Diário de
Sistematização, que é um local de registro completo e preciso das observações
de fatos concretos, acontecimentos, relações verificadas, experiências pessoais
do investigador, bem como suas reflexões e comentários. Outro tipo mencionado
foi o Diário Clínico, que serve tanto como instrumento de aprendizagem quanto
de coleta de dados, sendo particularmente útil na análise de casos clínicos e
no desenvolvimento de habilidades reflexivas. Por último, o Diário de
Aprendizagem foi apresentado como um meio para a sistematização do conhecimento
e uma fonte de produção de dados em contexto de formação de professores.
Durante a palestra a Professora
também abordou os níveis reflexivos que os diários podem promover entre os
alunos. O nível Descritivo foi descrito como aquele em que o aluno apenas
relata o que ocorreu no diário, sendo aplicado somente habilidades de
observação e registro factual. No nível Explicativo-analítico, o aluno começa a
refletir sobre os eventos, embora de maneira superficial, explicando ou
analisando situações. Finalmente, no nível Valorativo-reflexivo, o aluno
realiza uma reflexão contextualizada e crítica, analisando os eventos de forma
profunda e ponderada.
A palestra abordou a importância dos
diários para a formação de professores de Ciências, pois, permite a escrita
reflexiva sobre a própria prática docente, buscando desenvolver novas
abordagens e refletir as suas próprias experiências em sala de aula, o que
contribui para o desenvolvimento de professores em formação inicial e
continuada. Através dessa escrita, o professor pode refletir sobre sua prática
pedagógica, usar para a coleta de dados e, a partir disso, melhorar o seu
trabalho como professor e pesquisador.
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