PETCiências participa do II Simpósio Ciência, Ambiente e Formação
Na noite do dia 14 de junho de
2024, a Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, campus Cerro Largo–RS, proporcionou o II Simpósio Ciência, Ambiente e
Formação (II SCAF). O evento trata-se de uma atividade que integrou a I Semana
Acadêmica Integrada do Campus Cerro Largo, composta pelos cursos de
Graduação em Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia,
Letras e Engenharia Ambiental e Sanitária. Assim, oferecendo uma programação
diversificada contendo palestras, oficinas, viagem de estudo e sessão oral de
apresentação de trabalhos. Durante o evento, os participantes tiveram a
oportunidade de assistir a palestras ministradas por especialistas em diversas
áreas, proporcionando uma visão ampla e atualizada sobre os desafios e avanços
científicos.
Uma diversidade de temas em 77 trabalhos tiveram sua submissão aprovada e foram apresentados nessa data, abrangendo as categorias de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para tal, o evento reuniu professores pesquisadores e bolsistas/voluntários de Iniciação Científica e ouvintes para apresentar e discutir os trabalhos de pesquisas e/ou relatos de experiências, todos sendo temas relacionados à formação acadêmica, o papel da Ciência na sociedade e questões ambientais, no qual os bolsistas do Programa de Educação Tutorial- PETCiências, apresentaram as seguintes pesquisas e relatos: Ensino de Solubilidade de Hidrocarbonetos Derivados de Petróleo: Uma Proposta de Atividade Experimental; Abordagens Para o Ensino de Eletricidade na Educação Básica: Uma Revisão Bibliográfica no XXIII e XXIV SNEF; Metodologias de Ensino: Utilização de Filmes Comerciais que Ilustram Mulheres Cientistas; O Papel da Educação Tutorial na Formação de Professores de Ciências; Abordagens das Temáticas Meio Ambiente, Ecologia e Educação Ambiental nas Pesquisas Sobre Formação de Professores De Ciências; Mídias de Educação Ambiental e o Ensino de Ciências; PETCiências: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura na Formação de Professores; O Relato de Experiência e a Pesquisa da Própria Prática de Professores de Ciências; Influência da Borda do Fragmento e da Cor Do Fruto Sobre o Consumo de Frutos em uma Área de Mata; O Ensino de Reações Químicas pelo uso da Experimentação na Educação Básica: Um Olhar Para Duas Edições do ENEQ e o Pensamento Crítico no Ensino de Biologia: Uma Análise de Metodologias de Ensino Presentes em Recurso Didático Digital Colombiano.
Portanto, O simpósio buscou promover e integrar
diversas áreas do conhecimento científico, por meio de debates e reflexões
que reforçam a importância da Ciência na construção do futuro e na formação
profissional.
Uma diversidade de temas em 77 trabalhos tiveram sua submissão aprovada e foram apresentados nessa data, abrangendo as categorias de Ensino, Pesquisa e Extensão. Para tal, o evento reuniu professores pesquisadores e bolsistas/voluntários de Iniciação Científica e ouvintes para apresentar e discutir os trabalhos de pesquisas e/ou relatos de experiências, todos sendo temas relacionados à formação acadêmica, o papel da Ciência na sociedade e questões ambientais, no qual os bolsistas do Programa de Educação Tutorial- PETCiências, apresentaram as seguintes pesquisas e relatos: Ensino de Solubilidade de Hidrocarbonetos Derivados de Petróleo: Uma Proposta de Atividade Experimental; Abordagens Para o Ensino de Eletricidade na Educação Básica: Uma Revisão Bibliográfica no XXIII e XXIV SNEF; Metodologias de Ensino: Utilização de Filmes Comerciais que Ilustram Mulheres Cientistas; O Papel da Educação Tutorial na Formação de Professores de Ciências; Abordagens das Temáticas Meio Ambiente, Ecologia e Educação Ambiental nas Pesquisas Sobre Formação de Professores De Ciências; Mídias de Educação Ambiental e o Ensino de Ciências; PETCiências: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura na Formação de Professores; O Relato de Experiência e a Pesquisa da Própria Prática de Professores de Ciências; Influência da Borda do Fragmento e da Cor Do Fruto Sobre o Consumo de Frutos em uma Área de Mata; O Ensino de Reações Químicas pelo uso da Experimentação na Educação Básica: Um Olhar Para Duas Edições do ENEQ e o Pensamento Crítico no Ensino de Biologia: Uma Análise de Metodologias de Ensino Presentes em Recurso Didático Digital Colombiano.
Contribuição Petiano: Lenilson Cavalcante
Comentários
Postar um comentário