Pular para o conteúdo principal

TRILHA ECOLÓGICA – I CIPROF

     No dia 21 de julho de 2025, foi realizada uma Trilha Ecológica no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Cerro Largo, como parte da oficina do I Congresso Internacional de Formação de Professores (I CIPROF). A atividade foi conduzida pelo professor Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e teve como foco a formação continuada de professores da região. Ainda, contou com o apoio da mestranda Mariele Lunardi Schmechel, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), e do licenciando Lenilson Rafael Bastos Cavalcante, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências), que atuaram como monitores da oficina.

     A Trilha ocorreu no turno da tarde, na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo, na Unidade Seminário, e foi direcionada aos professores participantes do evento, de escolas de Cerro Largo e municípios vizinhos, com ênfase na formação continuada. A proposta integrou elementos teóricos e práticos relacionados à Educação Ambiental. Entre as atividades realizadas estiveram o “Jogo da Fotografia”, que buscou promover a observação e registro de elementos naturais, no início do trajeto, e a produção de uma lembrança ecológica, feita com a impressão de folhas naturais em gesso fresco. Ambas as dinâmicas foram pensadas como estratégias didáticas que podem ser aplicadas em diferentes contextos escolares, tendo como objetivo oferecer, aos participantes, subsídios metodológicos para o trabalho com temáticas ambientais, de forma prática e contextualizada. 

     Ao utilizar o espaço externo da Universidade, a atividade buscou discutir possibilidades pedagógicas que extrapolam a sala de aula tradicional e incentivam abordagens interdisciplinares. A proposta foi pensada para dialogar com a realidade dos professores participantes e contribuir com a reflexão sobre práticas educativas que envolvem o Meio Ambiente de forma crítica e aplicada.

    Com isso, a presença de bolsistas da graduação e da pós-graduação, na mediação da oficina, possibilitou a integração entre diferentes níveis de formação docente dentro da Universidade, fortalecendo o papel dos Programas Institucionais no apoio às atividades de extensão e formação profissional. A oficina foi uma das ações voltadas à valorização de práticas formativas baseadas em experiências locais e recursos acessíveis.

Contribuição: Petiano Lenilson Rafael Bastos Cavalcante







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...