No dia 21 de julho de 2025, foi realizada uma Trilha Ecológica no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Cerro Largo, como parte da oficina do I Congresso Internacional de Formação de Professores (I CIPROF). A atividade foi conduzida pelo professor Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e teve como foco a formação continuada de professores da região. Ainda, contou com o apoio da mestranda Mariele Lunardi Schmechel, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), e do licenciando Lenilson Rafael Bastos Cavalcante, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências), que atuaram como monitores da oficina.
A Trilha ocorreu no turno da tarde, na Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo, na Unidade Seminário, e foi direcionada aos professores participantes do evento, de escolas de Cerro Largo e municípios vizinhos, com ênfase na formação continuada. A proposta integrou elementos teóricos e práticos relacionados à Educação Ambiental. Entre as atividades realizadas estiveram o “Jogo da Fotografia”, que buscou promover a observação e registro de elementos naturais, no início do trajeto, e a produção de uma lembrança ecológica, feita com a impressão de folhas naturais em gesso fresco. Ambas as dinâmicas foram pensadas como estratégias didáticas que podem ser aplicadas em diferentes contextos escolares, tendo como objetivo oferecer, aos participantes, subsídios metodológicos para o trabalho com temáticas ambientais, de forma prática e contextualizada.
Ao utilizar o espaço externo da Universidade, a atividade buscou discutir possibilidades pedagógicas que extrapolam a sala de aula tradicional e incentivam abordagens interdisciplinares. A proposta foi pensada para dialogar com a realidade dos professores participantes e contribuir com a reflexão sobre práticas educativas que envolvem o Meio Ambiente de forma crítica e aplicada.
Com isso, a presença de bolsistas da graduação e da pós-graduação, na mediação da oficina, possibilitou a integração entre diferentes níveis de formação docente dentro da Universidade, fortalecendo o papel dos Programas Institucionais no apoio às atividades de extensão e formação profissional. A oficina foi uma das ações voltadas à valorização de práticas formativas baseadas em experiências locais e recursos acessíveis.
Contribuição: Petiano Lenilson Rafael Bastos Cavalcante
Comentários
Postar um comentário