Pular para o conteúdo principal

TRILHA ECOLÓGICA NA UNIDADE DE SEMINÁRIO UFFS

   Na manhã do dia 29 de agosto de 2025, foi realizada a trilha ecológica desenvolvida na unidade do seminário UFFS Cerro Largo, pelo PETCiências que é o projeto da UFFS de Educação Tutorial focado no meio ambiente e formação de professores. Com objetivo de ensinar sobre temas ecológicos, biológicos e geológicos, interações entre diferentes seres vivos e identificação de plantas exóticas e nativas, bem como as tóxicas e frutíferas da flora, e também animais da fauna regional presentes no percurso.

   Neste dia, o caminho focou no jogo das populações sobre cadeia alimentar e o ciclo de matéria e energia nos ecossistemas. No jogo, há um grupo de jaguatiricas, um grupo de Lebres e um grupo de plantas, cada grupo vai se alimentando de sua fonte de energia. Assim é possível analisar como algumas espécies se mantêm vivas, enquanto outras ficam sem recurso e acabam morrendo pela escassez. 

   Antes da dinâmica, o assunto abordado foi sobre as plantas e animais da trilha, relações ecológicas como parasitismo e epifitismo e a pressão das ações antrópicas no ambiente, ouvindo os alunos e facilitando a atenção nas ações humanas naquele local. 

   A trilha foi ministrada pela Prof. Karim Francini Herlen, mestranda do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências - PPGEC e pela Prof. Manuela Turcato da Costa licenciada no curso de Ciências Biológicas pela UFFS, bolsista do PETCiências e a Prof. Elis Fersan, licenciada no curso de Ciências Biológicas pela UFFS, bolsista do PETCiências também estava presente na trilha para auxiliar os demais estudantes com a Prof. Tiele Wenzel professora regente das turmas de Biologia. O percurso foi realizado para os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio do Colégio La Salle Medianeira, que se mostraram extremamente interessados pelo trajeto e tiveram uma ótima interação com o tema e a dinâmica. 

 




Contribuição: Manuela Turcato da Costa.

Bolsista do PETCiências.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...