PETCiências presente nos 15 anos de CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Na última terça feira, dia 28, ocorreu no Auditório bloco dos professores, mais uma formação do Programa de Extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciêncais, que são etapas organizadas de aprendizagem e reflexão dentro de um processo de formação inicial e continuada de professores das Escolas, da Universidade e licenciandos de Ciências Biológicas, Química e Física, cada encontro deste ciclo tem um começo, um desenvolvimento e uma reflexão final.
Com a mediação da Profa. Dra. Erica Hermel, tivemos como palestrante a Profa. Dra. Rosangela Prestes, momento em que foi abordado o tema “Formação Docente, Cultura Científica e Tecnológica e Inovação Pedagógica no Ensino de Ciências”. A palestra começou já com uma reflexão sobre uma pergunta que continua provocando futuros professores: O que significa Ser Professor de Ciências no Século XXI? Mais do que transmitir conteúdos, a professora nos convidou a pensar na docência como uma prática que integra pesquisa, mediação, inovação e compromisso social.
Inspirada nas ideias de Nóvoa (2017), Rosangela destacou que a formação docente é um processo multidimensional, que envolve teoria, prática, saber e valores. Ao longo das últimas décadas, a formação de professores evoluiu muito – especialmente pela valorização do aprendizado reflexivo, aquele em que o docente aprende com sua própria ação. É nessa constante reflexão sobre a prática que o professor se forma e se transforma.
Durante a palestra, ela emitiu um questionamento central: Como desenvolver o pensamento crítico dos estudantes de forma envolvente e criativa? A resposta passa por metodologias interativas, trilhas de aprendizagem e projetos contextualizados que aproximem a Ciência do dia a dia dos alunos. O professor precisa conhecer sua turma, entender suas dificuldades e planejar atividades que incentivem a curiosidade e autonomia.
Houve um exemplo inspirador trazido pela professora, o projeto “Mais Ciências: Interconectando Futuro Sustentável”, que promoveu oficinas, mostras científicas e ações integradas entre licenciandos e professores. A proposta reforça a importância de conectar ciência, tecnologia e inovação em práticas concretas, capazes de formar sujeitos críticos e conscientes de seu papel no mundo.
Refletir, experimentar e inovar são, portanto, verbos essenciais para a docência contemporânea no momento em que o professor realiza uma prática e pensa sobre, ele está evoluindo como professor – ensinando mas também aprendendo juntamente com seus alunos. Mais do que ensinar Ciências, o desafio do professor do século XXI é ajudar os alunos a compreender o mundo, trabalhando com o pensamento científico e a curiosidade, e como foi destacado pela palestrante, pois, esse caminho se constrói com teoria, prática, saber e compromisso – pilares de uma educação transformadora.
O Programa PETCiências participa desde novembro de 2010 do PETCiências, ou seja, a 15 anos desde a implementação da UFFS. Uma história de formação que tem ligação profunda e com as interações Universidade – Escola, bem como na conexão de saberes tematizando a formação de professores de Ciências.
Contribuição Manuela Costa Turcato
Bolsista PETCiências

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