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Fórum temático sobre "Meio Ambiente e Formação de Professores"

Diante dos problemas ambientais com os quais somos defrontados, qual sua visão a respeito da inclusão da temática "Meio Ambiente" no contexto da formação docente?

Comentários

Roque disse…
Opinião:
Acredito que a temática ambiental, especialmente os conceitos ligados a ecologia e conservação da natureza sempre devem compor o rol dos conteúdos de formação docente. Nesse sentido, cabe também frisar que a educação ambiental pode ser o viés para apresentar e discutir essa temática na formação. Uma razão sumária para que a temática seja pauta da formação docente, no que tange a formação inicial de professores é o fato de que é necessário formar para que os futuros professores possam desenvolver trabalhos ligados ao tema e possam efetivamente trabalhar os conceitos biológicos/ecológicas na perspectiva da educação ambiental, tendo como articulação o enfoque do conhecer para preservar. Roque I. C. Güllich - Professor da UFFS
Unknown disse…
Na minha opinião, é muito importante trabalhar com o tema Meio Ambiente, porém é preciso tomar o cuidado de realmente conseguir observar ações práticas durante a formação, ou seja, um trabalho continuado, um projeto concreto que possa ficar tão enraizado em nós, futuros docentes, que com isso possamos partir para outras ideias concretas. Uma vez que acredito que esse é um trabalho que o PET esteja pensando, caso contrário serve de sugestão.
Raquel
Kelly Callegaro disse…
Cara colega Raquel! Gostaria de salientar que sem dúvida esse é um objetivo do grupo PET Ciências, ao começar pela criação desse espaço dinâmico informativo e, essencialmente, por meio de discussões como essa, necessárias para uma constituição profissional de qualidade.
Por conseguinte, acredito ser relevante ressaltarmos aqui o que cada um de nós, futuros docentes e/ou professores em vigência, entendemos por Meio Ambiente, ou ainda, quais conceitos referências temos como suporte ao afirmar algo sobre ele? Nesse sentido, penso que a formação inicial deve priorizar essa temática, tendo em vista o ser humano e a natureza como entidades que se compõem, exilando do processo educativo o pensamento antropocêntrico e capitalista. Além disso, fazemos parte de uma grande rede, onde o cuidado expressa-se em valores e atitudes para os quais é necessário educar-se.
Kelly Callegaro - Licencianda e bolsista do PET Ciências
Roque disse…
A respeito da prática na formação e na docência.
Especialmente quando se discute a Educação Ambiental, temos que ter especial cuidado ao se referir a prática e é nesse contexto que venho disuctir o tema. É evidente que a prática deve fazer parte da formação de licenciandos da área de Ciências e da docência em Ciências mais tarde, mas temos de tomar cuidado para que apenas a prática não seja a nossa guia para as ações sócio-ambientais. Pois, campanhas com panfletos, visitas às nascentes, coleta de lixo e material contaminante em leitos de rios, conversas com a população ribeirinha, plantio de árvores, compostagem de abudo - através de lixo orgânico, são ações que no máximo sensibilizam estudantes e população em geral. Assim, o grande desafio é teorizar às praticas, discutir sobre a realidade, e nesse sentido nossa formação tem que orientar para a capacidade crítica e argumentativa dos professores de Ciências, que tem para além de um compromisso prático, um compromisso de formação cidadã e social dos indivíduos, mas uma formação científica, ética e por isso, intelectual. Com isso, quero frisar que temos que prestar atenção no valor do planejamento minuncioso das ações de Educação Ambiental, ou de qualquer ação de ensino de Ciências, pois todas podem ter o viés ambiental as atravessando. Também temos que cuidar para que a discussão/diálogo crítico em torno da temática em aula ou a campo seja realizado embasado teroicamente, e sobretudo que busque formar um estudante leitor/escritor, por conseguinte pesquisador, reflexivo, crítico do contexto socio-ambiental em que está inserido, nesse sentido contribuiremos com ações destes indivíduos na sociedade. Contudo, não se trata de esquecer das práticas, que são indispensáveis, mas de tê-las como aliadas à formação intelecto-social dos indivíduos.
Kelly Callegaro disse…
Professor! Devo ressaltar que a sua colocação me proporcionou maior clareza em relação à prática docente ao salientar o plano verbal (teórico), visto que, como aluna do curso de Ciências (Licenciatura) constato a partir de minha própria formação que o aluno não aprende simplesmente ao fazer ou só da experiência, sendo necessário que a teoria e a prática sejam coerentes, simétricas e percorram paralelamente integradas. Além disso, compreendo que a educação deve facilitar e criar condições para que se aprenda a produzir uma atitude ou comportamento crítico e consciente diante de diversas questões e, em especial, frente às problemáticas ambientais.
Natan disse…
A questão Meio Ambiente pode ser encarado como um aspecto cultural na vida das pessoas, pois o individuo já chega com um pensamento, com uma mentalidade sobre o meio ambiente que é determinado pelo meio em que vive, os seu hábitos do dia dia, etc,. E é no momento de formação de professores ainda no meio acadêmico que se deve ser trabalhado aspectos ambientais de conscientização, como por exemplo o simples fato de ter uma cantina, por que não uma cantina só com alimentação oriundos de cultivos agroecologicos?Falando em alimentos orgânicos, agroecologicos etc., os alimentos para as escolas publicas, para os alunos passara a ser 100% orgânico!mas será que haverá produção de alimentos orgânicos o suficiente para todas as escola?Partindo disso entra o papel do professor em conjunto com instituições a conscientizar o cultivo de produtos orgânicos. Mas será que esse professor que la atrás no tempo de acadêmico onde na cantina da universidade tomava coca-cola e comia paste frito em óleo de soja transgênico vai ter uma consciência ecológica e responsável sobre o Meio Ambiente.

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