Pular para o conteúdo principal

Aula de Biologia de Campo

      No último dia 15 de maio, os bolsistas dos programas PET e PIBID Ciências participaram de uma aula de campo proposta pelo coordenador do PIBIDCiências, Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, junto a Granja Nossa Senhora da Saúde, na zona rural do município de Giruá-RS, destacando-se também a presença da tutora do PETCiências, Profa. Dr. Erica do Espírito Santo Hermel, e das professoras de Ciências e integrantes do GEPECIEM, professoras Jane Elise Dewes Abdel, Marisa Both (Supervisoras do PIBIDCiências) e Eliane Gonçalves dos Santos. Com um clima favorável, logo cedo o grupo de estudantes e professores partiu de Cerro Largo com destino a um dos territórios de maior predilação dos biólogos: a natureza.
      Durante a trilha vários conhecimentos puderam ser compartilhados entre as abordagens do professor Roque e as observações dos participantes, destacando-se a identificação de diversidade de flora e fauna. As espécies pioneiras em sucessão ecológica/restauração identificadas foram: Solanum mauritianum (fumo bravo), Eugenia uniflora (pitangueira), Ateleia glazioviana (timbó) e Tabernaemontana catharinensis (cobrina); outras espécies nativas do RS, tais como: Maytenus muelleri (espinheira-santa), Eugenia involucrata (cerejeira), Cordia americana (guajuvira), Campomanesia guazumifolia (sete-capotes), Campomanesia xanthocarpa (guabirobeira), Rollinia silvatica (araticum-do-mato), Myrcianthes pungens (guabijú), também foram identificadas considerando características dendrológicas. Também foi foco da aula de biologia de campo as interações ecológicas, tais como: parasitismo, mutualismo obrigatório, inquilinismo, considerando nesta última, espécies epífitas das famílias Orchidaceae e Bromeliaceae.
      Além disso, foi possível observar em meio à mata, a presença de bioindicadores; o fenômeno de abertura de clareiras naturais que causa o processo de recrutamento de plântulas, considerado importante para a compreensão da dinâmica das diferentes formações florestais e mecanismos de restauração ecológica e, entre outras explanações, a explicação de diferentes estratégias de restauração e recuperação de áreas degradadas, diferenciando-as do ponto de vista ecológico-botânico. Ademais, um dos momentos mais interessantes e esperados do percurso foi à apreciação de uma cachoeira, onde se aproveitou para realizar o registro fotográfico do grupo.
      Sobretudo, entre outros aspectos, essa atividade foi de suma importância para apropriação de novas aprendizagens e a sensibilização de valores e atitudes de preservação ambiental tendo como enfoque “o conhecer para preservar”, reconhecendo-se o potencial conceitual de uma trilha interpretativa. Também vale ressaltar, a oportunidade de um espaço-tempo de interação entre sujeitos em contínua formação, sejam eles: licenciandos, professores de escola e professores formadores.

Contribuição: Kelly Callegaro – Bolsista PETCiências
Revisão: Profa. Dra. Mardiore Tanara Pinheiro dos Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c