Pular para o conteúdo principal

PETCiências na VI ENEBIO e VIII EREBIO-sul 2016

O VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e o VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 3 (EREBIO) aconteceu no período de 03 a 06 de Outubro de 2016, no Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá - Paraná. Com o tema central "Políticas Públicas Educacionais - Impactos e Propostas ao Ensino de Biologia". 

O PETCiências, Professores colaboradores do PET, Pibid's e Professores tutores particiaram representando a Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Cerrlo Largo  para compartilhar suas experiências, agregar conhecimento e reconhecer as refênciais da área, o grupo fez sua participação com 11 trabalhos aprovados e apresentados: 


EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE AOS RECURSOS HÍDRICOS
Autores: Aline Teresinha Walcak

CONTEXTUALIZANDO A OBSERVAÇÃO DE PTERIDÓFITAS

Autores: Roque Ismael Da Costa Güllich

EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Autores: Roque Ismael Da Costa Güllich; Aline Teresinha Walcak; Kélli Renata Corrêa De Mattos

A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE

Autores: Thiago Dos Anjos Ribeiro; Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon; Marcelo Wendt; Joana Laura De Castro Martins; Judite Scherer Wenzel.

O USO DE FILMES COMERCIAIS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR: EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM FOCO

Autores: Bruna Schweinberger; Eliane Gonçalves Dos Santos

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PRÁTICA DA REPRODUÇÃO PARA A EMERGENTE DA RECRIAÇÃO

Autores: Rafaela Engers Günzel; Rosangela Ines Matos Uhmann

O ENSINO DE CIÊNCIAS COM APLICAÇÃO DE FILME COMO TECNOLOGIA DIDÁTICA

Autores: Rafaela Engers Günzel; Marisa Both; Tiago Silveira Ferrera

O PETCIÊNCIAS NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores: Erica Do Espirito Santo Hermel; Marisa Both; Rafaela Engers Günzel; Kátia Slodkowski Clerici.

CONTEXTUALIZANDO A OBSERVAÇÃO DE PTERIDÓFITAS

Autores: Roque Ismael da Costa Güllich ; Simoni Priesnitz Friedrich; Lais Gottardo, Fabrício Luiz Skupien; Caroline Santos dos Anjos

O SIGNIFICADO DO PIBID PARA A VIDA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores: Daniele Follmann; Roque Ismael Da Costa Güllich

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS: UM ENSAIO COMPARATIVO ENTRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM CONTEXTO BRASILEIRO

Autores: Camila Boszko; Roque Ismael Da Costa Güllich 




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

RESULTADO DO EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital Provisório de Resultados e Classificação * Candidatos homologados: Entrevista 3,0 Carta 3,0 Histórico 3,0 Currículo 1,0 Total Classificação Giulia Colpo Siqueira 2,77 2,17 2,64 1 8,58 1° Ciências Biológicas Carolina de Oliveira Balbueno 2,76 2,77 2,65 0 8,18 2° Ciências Biológicas Sara Ludvig 2,74 2,59 2,35 0 7,68 3° Ciências Biológicas Kamili Aparecida Abertol da Silva 2,71 2,54 2,41 0 7,66 4° Ciências Biológicas Larissa Trevisan 2,26

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta