Pular para o conteúdo principal

Oque é o PET?

O PET sou eu, Kelly Callegaro, ex-petiana, mestranda em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis pela UFFS Campus Cerro Largo. O PET é um programa de formação diferenciada e abrangente, pois o estudante tem a oportunidade única de trabalhar com a tríade acadêmica, ou seja, realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão universitárias. A participação no programa engloba vários projetos interdisciplinares concebidos com o propósito de contribuir com o fortalecimento do curso de Graduação e comunidade em geral. À vista disso, o período mais produtivo ao longo da minha graduação esteve associado à minha trajetória no grupo PET, no qual fui incentivada a potencializar capacidades, como proatividade e trabalho em equipe, sempre visando um objetivo mais amplo e coletivo, qual seja a consolidação das ações do programa. Com efeito, ser petiana me proporcionou muitas experiências de aprendizagem, amadurecimento e ampliação das minhas perspectivas sobre a vida acadêmica, contudo, na minha concepção, a principal relevância do PET consiste na sua capacidade de transformar (impactar) a realidade dos públicos-alvo (comunidade acadêmica ou em geral), por meio de ações comprometidas com a geração de conhecimento coletivo.

Texto de: Kelly Callegaro, Graduada  em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS; 2014), Especialização em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR; 2016). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis pela UFFS (2016/2). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c