Na manhã do
dia 31 de outubro de 2017, o PETCiências realizou a abertura do Ciclos
Formativos no Ensino de Ciências. No encontro foi realizado o diálogo e
apresentação do livro-tese da Profª Drª Rosangela Uhmann, uma das professoras
colaboradoras do grupo PET. A aluna do PETCiências Rafaela Günzel, orientanda
de pesquisa da Profª Rosangela, realizou a abertura com um momento cultural
poético, recitando uma poesia de sua autoria dedicada a orientadora e a sua
tese apresentada em forma de homenagem com um vídeo de fotos da carreira/vida
da professora. O livro trás a questão da avaliação e está intitulado “O
Professor em Formação no Processo de Ensinar e Aprender ao Avaliar”. A poesia
escrita pela petiana Rafaela foi inspirada na obra, que tem como metáfora a
tessitura dos fios. A poesia a seguir expressa um pouco sobre o livro que tece
muitas reflexões e diálogos sobre a avaliação, um assunto tão presente nos processos
educacionais.
A
Tessitura
Rafaela Engers
Günzel
No tecer da
roca os fragmentos fibrosos são unidos
Transformando-se
em fios compridos
Os fios se
laçam e entrelaçam numa contínua tessitura
No emaranhado
um tecido é formado.
O nascer é o
início da nossa tessitura.
Os finitos
fios de nossa vida
Entrecruzam-se
com de outras vidas
Em infinitos
encontros e desencontros.
A junção dos fios
vai construindo nosso tecido
Com as
contribuições de outros fios
Assim nossa
tessitura vai se formando.
Ah! Os lindos
fios da docência...
Formam tecidos
que encantam já na infância
E espelham a nossa
tessitura.
Caminhos e
anseios vão surgindo
E o nosso
tecido se formando.
A formação, não
é alheia de falhas...
Julgamentos de
qualidade são inevitáveis.
Encantadora
docência, minha e tua,
É preciso
avaliar!
Mas o que é
avaliar?
Como vou
avaliar? Que métodos usar?
Avaliar para
ensinar melhor.
Avaliar para
aprender melhor.
Costurar os
fios da avaliação
Durante o
processo e as interações.
Respeitar os
diferentes fios
Na vez, voz e
tempo de cada um.
Avaliar é
compreender...
O contexto, as
diferenças e as formas.
Preocupar-se
com o avaliar é necessário
Pois na
tessitura da docência,
Eu avaliarei.
Tu avaliarás...
Ele avaliará.
Nós avaliaremos...
Vós
avaliareis. Eles avaliarão...
Na cobrança
deste conjugar
Teremos que
quantificar.
Aprovar ou
Reprovar?
Reproduzir ou
Recriar?
Ah! Minha doce
professora,
Que bom que
seu fio veio nos ajudar!
Comentários
Postar um comentário