O
cultivo de hortaliças em pequenos lugares tem se tornado comum em ambientes
urbanos. Mesmo sem espaço disponível em casa, é possível plantar alface,
cebolinha, tomate e outras verduras e legumes em uma horta suspensa. As hortas suspensas, assim como o próprio nome
sugere, são hortas que ficam presas a paredes. Estas
são hortas pequenas, normalmente feitas com garrafa pet, pois assim, além de
plantar, você recicla este material, sendo, portanto 100% sustentável. Consequentemente, a horta em si é formada por várias
garrafas. Com objetivo de aplicar uma atividade prática sustentável para trabalhar
os conceitos de alimentação saudável, reutilização de material, ciclo da água e
do solo, desenvolvi no dia 22 de novembro de 2017 uma atividade relacionada ao
meio ambiente e a sustentabilidade, com os alunos do 6º ano de uma escola
pública do município de Cerro Largo. A atividade escolhida foi à criação de uma
horta suspensa nas mediações da escola, onde seriam plantados pelos alunos
temperos e saladas.
Para
a construção da estrutura da horta suspensa utilizamos garrafas PET, que eram
cortadas na lateral para fazer a abertura onde seria inserida a planta, também
foram feitos furos na mesma para o escoamento da água e para prendê-las. As
garrafas foram presas pelas suas duas extremidades, a extremidade do bocal e a
extremidade de baixo onde foram feitos furos para inserção do fio, o fio era de
tecido bastante rígido. Em seguida essas garrafas foram amarradas, pelas suas
duas extremidades, na tela do parquinho da escola. Para finalizar foi feito o
plantio das mudas de salsinha, cebolinha e alface, para o plantio utilizamos a
terra trazida pelos alunos e também pegamos a terra da composteira da escola.
Para
o desenvolvimento da atividade, os alunos tiveram que se envolver muito, desdá
aquisição dos materiais até a construção da estrutura para a horta. Muitos dos
alunos não sabiam o que é uma horta suspensa então expliquei para eles o
conceito que é bastante recente. Explanei a importância da alimentação saudável
com alimentos sem agrotóxicos e como uma horta suspensa em casa pode ajudar
nessas situações, principalmente em moradias com pouco espaço como os
apartamentos. Também falei sobre o conceito da reutilização que foi empregado
na construção da horta suspensa ao utilizarmos as garrafas PET como material.
A
prática também foi relacionada com os conceitos de ciclo da água e do solo, que
eram os conteúdos que estávamos ministrando para os alunos no momento.
Mostramos o processo de condensação que começou a ocorrer nas garrafas que
estavam expostas ao sol depois do plantio, e retomamos conceitos de evaporação
e evapotranspiração nas plantas. Em relação ao solo salientamos a importância
de colocarmos matéria orgânica da composteira nos vasos, explicamos como era o
processo de decomposição da matéria vegetal na composteira e salientamos a
importância de ter minhocas e microorganismos no solo e inclusive nas nossas
garrafas PET.
Os
alunos afirmaram ter gostado da atividade, não acharam difícil a construção da
horta e conseguiram relacionar com os conceitos teóricos trabalhados em sala de
aula com a prática realizada. Assim como aprenderam um pouco mais sobre a
importância da alimentação saudável e como ela pode ser realizada através de
plantios alternativos que são de baixo custo e ainda podem ser feitos com reuso
de materiais.
Daniele Bremm – Bolsista PETCiências
Comentários
Postar um comentário