Alimentação Saudável em sala de aula


A alimentação é um elemento de extrema importância para a promoção de uma vida mais saudável e de qualidade. Quando bem administrada e obedecendo aos princípios de balanceamento dos nutrientes oferecidos pelos alimentos, é possível diminuir os riscos de doenças cardíacas e de excesso de peso, que hoje em dia estão cada vez mais comuns em nossa sociedade. A tecnologia fez com que nossa vida, passasse a ter um ritmo mais acelerado do que há alguns anos atrás, somos “escravos” do relógio, e sendo assim, o tempo para alimentação bem como o preparo dos alimentos tornou-se cada vez menor, diminuindo a atenção que devíamos ter com esse processo que é o combustível para continuarmos vivos. Desta maneira, houve uma preocupação com o estado em que se encontra o conhecimento sobre a alimentação saudável das crianças e então promovemos uma pequena prática pedagógica, que teve como principal alvo a pirâmide alimentar e sua construção. Aqui relatamos sucintamente sobre como o conteúdo foi abordado bolsistas do programa PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul(UFFS) em uma escola estadual de Ensino Fundamental do munícipio de Cerro Largo-RS, com alunos do 5º ano do.
Primeiramente houve uma explicação sobre o histórico da pirâmide alimentar, como foi elaborada, qual nível cada alimento corresponde na mesma e quantidade adequada de porções de cada um dos alimentos. Logo após, exibiu-se um vídeo sobre os “heróis da alimentação”, em que as crianças puderam conhecer alguns conceitos presentes na alimentação, tais como: fibras, vitaminas, carboidratos, proteínas e gorduras. A degustação de alguns alimentos levados pelas bolsistas foi feita depois da visualização e discussão do vídeo: frutas, pães, bolachas, laticínios, alguns salgadinhos, balas, também alguns grãos como aveia e linhaça fizeram parte do “cardápio” oferecido.  Finalizando, houve a construção de uma pirâmide alimentar, utilizando materiais recicláveis como papelão, folhas velhas, e uso de figuras de alimentos retiradas de livros velhos e revistas disponibilizadas pela biblioteca da escola. A turma recortou as figuras de alimentos, como: queijos, pães, molhos, massas, chocolates, óleos, guloseimas e frutas, e, com o auxilio da cola escolar foram montando os níveis da pirâmide.
Práticas pedagógicas como esta somam ao nosso dia a dia como futuros profissionais da educação, alimentar-se saudavelmente é uma maneira de nos cuidarmos. Os futuros cidadãos como as crianças envolvidas nesta prática, serão adultos e através do embasamento teórico sobre como hábitos alimentares puderam ter acesso de como estes refletem em sua saúde. A situação econômica é uma questão que também deve ser levada em consideração, pois sabemos que os preços de alguns alimentos se tornam muito caros, sendo assim opta-se muitas vezes por alimentos que não apresentam valores nutritivos adequados, ou orgânicos o que também pode ser discutido. Só haverá mudança de hábitos alimentares quando formos capazes de entender sua real importância para saúde.
por:
Eloisa Antunes Maciel – Bolsista PETCiências


0 comentários :

Postar um comentário

Direitos Autorais © ­PET Ciências | Hospedado em Blogger
Desenvolvido por Viva Themes | Tema do Site por New Blogger Edição por Blog no Mundo