Pular para o conteúdo principal

Alimentação Saudável em sala de aula


A alimentação é um elemento de extrema importância para a promoção de uma vida mais saudável e de qualidade. Quando bem administrada e obedecendo aos princípios de balanceamento dos nutrientes oferecidos pelos alimentos, é possível diminuir os riscos de doenças cardíacas e de excesso de peso, que hoje em dia estão cada vez mais comuns em nossa sociedade. A tecnologia fez com que nossa vida, passasse a ter um ritmo mais acelerado do que há alguns anos atrás, somos “escravos” do relógio, e sendo assim, o tempo para alimentação bem como o preparo dos alimentos tornou-se cada vez menor, diminuindo a atenção que devíamos ter com esse processo que é o combustível para continuarmos vivos. Desta maneira, houve uma preocupação com o estado em que se encontra o conhecimento sobre a alimentação saudável das crianças e então promovemos uma pequena prática pedagógica, que teve como principal alvo a pirâmide alimentar e sua construção. Aqui relatamos sucintamente sobre como o conteúdo foi abordado bolsistas do programa PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul(UFFS) em uma escola estadual de Ensino Fundamental do munícipio de Cerro Largo-RS, com alunos do 5º ano do.
Primeiramente houve uma explicação sobre o histórico da pirâmide alimentar, como foi elaborada, qual nível cada alimento corresponde na mesma e quantidade adequada de porções de cada um dos alimentos. Logo após, exibiu-se um vídeo sobre os “heróis da alimentação”, em que as crianças puderam conhecer alguns conceitos presentes na alimentação, tais como: fibras, vitaminas, carboidratos, proteínas e gorduras. A degustação de alguns alimentos levados pelas bolsistas foi feita depois da visualização e discussão do vídeo: frutas, pães, bolachas, laticínios, alguns salgadinhos, balas, também alguns grãos como aveia e linhaça fizeram parte do “cardápio” oferecido.  Finalizando, houve a construção de uma pirâmide alimentar, utilizando materiais recicláveis como papelão, folhas velhas, e uso de figuras de alimentos retiradas de livros velhos e revistas disponibilizadas pela biblioteca da escola. A turma recortou as figuras de alimentos, como: queijos, pães, molhos, massas, chocolates, óleos, guloseimas e frutas, e, com o auxilio da cola escolar foram montando os níveis da pirâmide.
Práticas pedagógicas como esta somam ao nosso dia a dia como futuros profissionais da educação, alimentar-se saudavelmente é uma maneira de nos cuidarmos. Os futuros cidadãos como as crianças envolvidas nesta prática, serão adultos e através do embasamento teórico sobre como hábitos alimentares puderam ter acesso de como estes refletem em sua saúde. A situação econômica é uma questão que também deve ser levada em consideração, pois sabemos que os preços de alguns alimentos se tornam muito caros, sendo assim opta-se muitas vezes por alimentos que não apresentam valores nutritivos adequados, ou orgânicos o que também pode ser discutido. Só haverá mudança de hábitos alimentares quando formos capazes de entender sua real importância para saúde.
por:
Eloisa Antunes Maciel – Bolsista PETCiências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Sustentabilidade na Educação Infantil: aprendendo a cuidar do planeta desde cedo

  Ensinar sustentabilidade na educação infantil ajuda a inspirar hábitos conscientes, fortalecer valores de respeito à natureza e formar cidadãos engajados com o mundo ao seu redor. A sustentabilidade nessa fase da vida é uma forma de ensinar as crianças a cuidarem do planeta desde cedo. Na infância, elas desenvolvem valores, hábitos e percepções que influenciam toda a sua trajetória, tornando-se grandes aliadas na construção de um futuro mais consciente e responsável. A curiosidade e o encantamento pelo meio ambiente tornam o aprendizado mais natural, prazeroso e com significado, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações tanto em casa quanto na escola. A sustentabilidade pode se referir à manutenção do equilíbrio entre aquilo que utilizamos da natureza e o que deixamos para as próximas gerações. Esse conceito envolve atitudes como o consumo consciente, a redução do desperdício, a reutilização e a reciclagem de materiais, bem como a preservação dos recursos...

Dia da Sobrecarga do Planeta

 ⚠️ Atenção ⚠️ 🆘 Ontem o dia 29 de julho foi marcado pelo Dia da Sobrecarga do Planeta. ❓ E o que isso quer dizer?❓ ➡️ Quer dizer que ontem consumimos todos os recursos naturais do Planeta Terra previstos para o ano todo. Ou seja, precisamos de 1,7 planetas para suprir nossa demanda, no entanto, continuamos tendo 1 só. Com a pandemia do coronavírus, em 2020, esse dia atrasou para 22 de agosto. E no ano de 2021 a data regrediu novamente, retornando a níveis alarmantes de 2019. Fonte e sugestão para leitura: https://akatu.org.br/dia-da-sobrecarga-da-terra-2021/ .