Pular para o conteúdo principal

As Atividades Ambientais na Escola: Um Espaço de Diálogos



Um dos grandes objetivos do PETCiências da UFFS é o desenvolvimento de ações voltadas ao meio ambiente, de modo que a medida que se formam os novos professores em contexto de atuação prática nas escolas da região, também são desenvolvidas atitudes sócio-científicas e sócio-ambientais. Durante o mês de novembro de 2017 os PETianos Rafaela e Daniel que atuam na cidade de Cerro Largo no Colégio La Salle Medianeira, desenvolveram uma prática voltada a educação ambiental com o 8º ano do ensino fundamental, estruturada em quatro encontros. No primeiro encontro os alunos foram instigados a apresentar suas concepções de ambiente através de desenhos, após esta etapa as concepções de meio ambiente e natureza foram problematizadas através de discussão com os alunos. No segundo encontro, os alunos receberam cartoons em que uma série de perguntas foram relacionadas com estes para a partir delas ser possível elaborar um cartaz envolvendo as concepções ambientais retratada nos cartoons e desenvolvendo a criticidade dos alunos sobre o tema ao responderem as perguntas propostas.  No terceiro encontro os alunos assistiram o filme "Animais Unidos Jamais Serão Vencidos", momento em que novamente questões relacionadas ao ambiente e que remetiam ao enredo do filme foram problematizadas. Por fim, no último encontro, os alunos jogaram o jogo da memória ambiental envolvendo pares de cartas com imagens críticas e respondendo as perguntas referentes a cada par formado, e logo após, em potes de flor e com auxílio dos bolsistas foi realizado o plantio de mudas de pimentão, que os alunos levaram para casa. A ideia principal era compreender que elementos básicos (brita, areia e terra) eram necessários para fazer o plantio de qualquer planta, além de ser uma ótima alternativa para produzir alimentos em casa e pequenos espaços, o pimentão é uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil e tem recaído na mídia como um dos produtos com maior teor de agroquímicos, sendo assim realizamos o plantio de mudas de pimentão que além de serem baratas estarão sendo produzidas e consumidas com a garantia de que não há pesticidas. Destacamos que estas atividades além de colaborarem a formação de novos professores de Ciências (PETianos em questão), propiciam aos estudantes o desenvolvimento de um olhar mais crítico sobre e para a natureza, com a comunidade na qual vivem e também sobre os alimentos que consomem. É importante ainda, que a escola seja um espaço de diálogo permanente ao que se refere às questões ambientais, trazendo ao debate as mais diversificadas problemáticas ao compreender que somos parte e que fazemos do ambiente.
por: Daniel Marsango, Rafaela Engers Günzel, Roque Ismael da Costa Güllich





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...