BOLSISTA DO PETCIÊNCIAS DESENVOLVE ATIVIDADES EM UMA ESCOLA DE CERRO LARGO-RS REFENTE A V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE, TENDO NESTA EDIÇÃO A TEMÁTICA – VAMOS CUIDAR DO BRASIL CUIDANDO DAS ÁGUAS
Durante todo o período do mês de Abril de 2018, o
Bolsista do PETCiências Leonardo Priamo Tonello do Curso de Ciências Biológicas
– Licenciatura da UFFS, desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Fundamental
Padre Traezel, localizado
no Município de Cerro Largo, uma sequência semanal de palestras sobre a
“Importância da Água e do Meio Ambiente”, referente a V Conferência Nacional
Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente.
A conferência é uma iniciativa do Ministério
da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, em que convida as
escolas a participarem de um processo que mobilizar as escolas brasileiras
públicas e privadas do Ensino Fundamental (anos finais), sendo um processo
pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da
cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental
crítica, participativa, democrática e transformadora, entre os envolvidos.
A participação da escola na
conferência, contou com o apoio da Universidade, assim como do PETCiências.
Esta edição teve como tema - “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, em
que enfatiza-se constituir-se um processo que traz a importante temática da
Água na dimensão socioambiental, política, econômica entre outras para os
diálogos realizados nas escolas e consequentemente nas comunidades, por meio de
uma construção coletiva de conhecimentos na busca de soluções para os problemas
socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos
alunos, principalmente quanto a construção da autonomia como sujeitos
socialmente ativos e fundamentais na tomada de decisões no contexto que se
inserem.
Entre os diversos objetivos das atividades
desenvolvidas, foi enfatizado a promoção de um processo permanente de educação
ambiental, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Ambiental, assim como estimular a discussão de propostas que
corroboram como um desenvolvimento sustentável e socioambiental. Oportunizou-se
o debate e troca de experiências entre os alunos, que levantaram questões de
seu cotidiano, atentando para a necessária consciência ambiental, no que diz
respeito a água como recurso natural e finito.
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