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BOLSISTA DO PETCIÊNCIAS DESENVOLVE ATIVIDADES EM UMA ESCOLA DE CERRO LARGO-RS REFENTE A V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE, TENDO NESTA EDIÇÃO A TEMÁTICA – VAMOS CUIDAR DO BRASIL CUIDANDO DAS ÁGUAS



            Durante todo o período do mês de Abril de 2018, o Bolsista do PETCiências Leonardo Priamo Tonello do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UFFS, desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel, localizado no Município de Cerro Largo, uma sequência semanal de palestras sobre a “Importância da Água e do Meio Ambiente”, referente a V Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente.
             A conferência é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, em que convida as escolas a participarem de um processo que mobilizar as escolas brasileiras públicas e privadas do Ensino Fundamental (anos finais), sendo um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora, entre os envolvidos.
            A participação da escola na conferência, contou com o apoio da Universidade, assim como do PETCiências. Esta edição teve como tema - “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, em que enfatiza-se constituir-se um processo que traz a importante temática da Água na dimensão socioambiental, política, econômica entre outras para os diálogos realizados nas escolas e consequentemente nas comunidades, por meio de uma construção coletiva de conhecimentos na busca de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos alunos, principalmente quanto a construção da autonomia como sujeitos socialmente ativos e fundamentais na tomada de decisões no contexto que se inserem.
             Entre os diversos objetivos das atividades desenvolvidas, foi enfatizado a promoção de um processo permanente de educação ambiental, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, assim como estimular a discussão de propostas que corroboram como um desenvolvimento sustentável e socioambiental. Oportunizou-se o debate e troca de experiências entre os alunos, que levantaram questões de seu cotidiano, atentando para a necessária consciência ambiental, no que diz respeito a água como recurso natural e finito.



 Direitos Autorais de imagem: Taise Maria Pelissaro

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