CURSO DO PET TEM NOVA EDIÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE


No dia 12 de Junho de 2017 foi realizado uma Palestra do Curso: Ciências, Ambiente e Formação, ministrado pela Professora MSc. Eliane Gonçalves dos Santos com o tema “Escola x Educação em Saúde – conhecimento, representações sociais e experiências”.
            A Palestra abordou aspectos de saúde, sendo enfatizado que o conceito que vem sofrendo transformações ao longo do tempo, adequando- se as necessidades históricas, sendo uma ampla abordagem que abarcam concepções diversas, intimamente ligadas a qualidade de vida dos sujeitos, não apenas uma ausência de doenças, estando em jogo também o equilíbrio biopsicologico e suas relações com o ambiente socioecológico.
            A  Educação em Saúde (ES), leva em consideração os aspectos de saúde sob um viés panorâmico, a educação se insere buscando potencializar e sensibilizar, por meio de reflexões e ações pedagógicas teórico-práticas nos importantes espaços formais de ensino como a escola, voltadas para a promoção da saúde dos sujeitos e seus meios sociais. Para a promoção da ES é necessário também levar em consideração uma concepção socioecológica, fatores contextuais e cotidianos, como aspectos culturais, históricos, familiares, ambientais entre outros.
            Além da reflexão da abordagem da ES no espaço escolar, refletiu-se também sobre os conhecimentos que estas abarcam, metodologias trabalhadas em sala de aula e principalmente a formação de professores nesta perspectiva, seja ela inicial ou continuada. Aponta-se para uma reeducação e formação neste aspecto, assim como resinificações epistêmicas de abordagem e concepções da ES nos espaços formativos.
Contribuição: Leonardo  Priamo Tonello




0 comentários :

Postar um comentário

Direitos Autorais © ­PET Ciências | Hospedado em Blogger
Desenvolvido por Viva Themes | Tema do Site por New Blogger Edição por Blog no Mundo