Pular para o conteúdo principal

CURSO DO PET TEM NOVA EDIÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE


No dia 12 de Junho de 2017 foi realizado uma Palestra do Curso: Ciências, Ambiente e Formação, ministrado pela Professora MSc. Eliane Gonçalves dos Santos com o tema “Escola x Educação em Saúde – conhecimento, representações sociais e experiências”.
            A Palestra abordou aspectos de saúde, sendo enfatizado que o conceito que vem sofrendo transformações ao longo do tempo, adequando- se as necessidades históricas, sendo uma ampla abordagem que abarcam concepções diversas, intimamente ligadas a qualidade de vida dos sujeitos, não apenas uma ausência de doenças, estando em jogo também o equilíbrio biopsicologico e suas relações com o ambiente socioecológico.
            A  Educação em Saúde (ES), leva em consideração os aspectos de saúde sob um viés panorâmico, a educação se insere buscando potencializar e sensibilizar, por meio de reflexões e ações pedagógicas teórico-práticas nos importantes espaços formais de ensino como a escola, voltadas para a promoção da saúde dos sujeitos e seus meios sociais. Para a promoção da ES é necessário também levar em consideração uma concepção socioecológica, fatores contextuais e cotidianos, como aspectos culturais, históricos, familiares, ambientais entre outros.
            Além da reflexão da abordagem da ES no espaço escolar, refletiu-se também sobre os conhecimentos que estas abarcam, metodologias trabalhadas em sala de aula e principalmente a formação de professores nesta perspectiva, seja ela inicial ou continuada. Aponta-se para uma reeducação e formação neste aspecto, assim como resinificações epistêmicas de abordagem e concepções da ES nos espaços formativos.
Contribuição: Leonardo  Priamo Tonello




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Sustentabilidade na Educação Infantil: aprendendo a cuidar do planeta desde cedo

  Ensinar sustentabilidade na educação infantil ajuda a inspirar hábitos conscientes, fortalecer valores de respeito à natureza e formar cidadãos engajados com o mundo ao seu redor. A sustentabilidade nessa fase da vida é uma forma de ensinar as crianças a cuidarem do planeta desde cedo. Na infância, elas desenvolvem valores, hábitos e percepções que influenciam toda a sua trajetória, tornando-se grandes aliadas na construção de um futuro mais consciente e responsável. A curiosidade e o encantamento pelo meio ambiente tornam o aprendizado mais natural, prazeroso e com significado, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações tanto em casa quanto na escola. A sustentabilidade pode se referir à manutenção do equilíbrio entre aquilo que utilizamos da natureza e o que deixamos para as próximas gerações. Esse conceito envolve atitudes como o consumo consciente, a redução do desperdício, a reutilização e a reciclagem de materiais, bem como a preservação dos recursos...

Dia da Sobrecarga do Planeta

 ⚠️ Atenção ⚠️ 🆘 Ontem o dia 29 de julho foi marcado pelo Dia da Sobrecarga do Planeta. ❓ E o que isso quer dizer?❓ ➡️ Quer dizer que ontem consumimos todos os recursos naturais do Planeta Terra previstos para o ano todo. Ou seja, precisamos de 1,7 planetas para suprir nossa demanda, no entanto, continuamos tendo 1 só. Com a pandemia do coronavírus, em 2020, esse dia atrasou para 22 de agosto. E no ano de 2021 a data regrediu novamente, retornando a níveis alarmantes de 2019. Fonte e sugestão para leitura: https://akatu.org.br/dia-da-sobrecarga-da-terra-2021/ .