Pular para o conteúdo principal

Animais de estimação e a quarentena

 

Estamos vivendo um momento incomum, a pandemia da Covid-19, e com ela veio a necessidade que a população ficasse em casa em distanciamento social. O que tem colaborado com o aumento de alguns problemas de saúde mental como a depressão e a ansiedade que tiveram um crescimento considerável, de acordo com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) “os casos de depressão quase dobraram e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%”. Com isso foi preciso encontrar algumas soluções para minimizar esses empecilhos e entre elas está em adotar um animal de estimação.

Seja um cachorro, gato, peixe, tartaruga ou outro animal, para quem está em isolamento e gosta de animais, ter um pet pode trazer muitos benefícios para a saúde, como indicaram os psicólogos no blog “Psicólogo e Terapia”. Grande parte da melhora dos seus pacientes que sofreram com estresse e/ou ansiedade e adotaram um bichinho, foi por causa da reciprocidade do amor e companheirismo que eles têm um pelo outro. E, além do carinho, ter um animal requer muita responsabilidade e dedicação, pois eles precisam de uma boa alimentação, lugar certo para fazer suas necessidades e atividades físicas, principalmente, se vivem apenas dentro de casa, e nesse momento eles podem ajudar na ocupação do tempo de seus tutores.

Do mesmo modo que eles amparam na saúde mental, podem ajudar na saúde física, como apontam pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), afirmando que, criar um bicho em casa, ajuda a reduzir o colesterol, a pressão sanguínea e o nível de triglicérides, desse modo, auxiliam na prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares. Outro benefício à saúde é que os pets ajudam a fortalecer nossos anticorpos, o que é uma de nossas necessidades nesse momento e, segundo a bióloga Helena Truksa, fundadora do Instituto Ethos Animal, a receptividade deles ajuda “a fortalecer o sistema imunológico pois trocas afetivas são potentes ativadores da produção e liberação de neurotransmissores e hormônios importantes para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo (tais como oxitocina, serotonina e dopamina)”. Dessa forma, quando estamos livres do estresse, a imunidade aumenta.

Portanto, se puder e quiser, tenha um animal de estimação, não importando sua espécie. Com certeza você estará bem acompanhado para enfrentar esse desafio. Mas, não esqueça que eles não são descartáveis, por isso tenha ciência que é uma adoção duradoura.

 

Referências

Estado de Minas. Casos de estresse, ansiedade e depressão disparam em meio à pandemia. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/05/13/interna_bem_viver,1146985/casos-de-estresse-ansiedade-e-depressao-disparam-em-meio-a-pandemia.shtml#:~:text=O%20levantamento%20aponta%20que%20os,durante%20o%20per%C3%ADodo%20de%20epidemia.

Acesso em: 10 de Ago. de 2020.

 

Exame. 9 benefícios que bichos de estimação trazem à saúde. Disponível em: https://exame.com/casual/9-beneficios-que-bichos-de-estimacao-trazem-a-saude/#:~:text=Al%C3%A9m%20do%20amor%2C%20os%20c%C3%A3es,e%20o%20n%C3%ADvel%20de%20triglic%C3%A9rides. Acesso em: 10 de Ago. de 2020.

 

Melhores Amigos. Cães e humanos - benefícios da coevolução. Disponível em: http://portalmelhoresamigos.com.br/caes-e-humanos-beneficios-da-coevolucao/. Acesso em: 10 de Ago. de 2020.

 

Psicólogo e Terapia. Influência e Benefícios dos Animais de Estimação na Vida das Pessoas. Disponível em: https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/infuencia-e-beneficios-dos-animais-de-estimacao-na-vida-das-pessoas/ Acesso em: 10 de Ago. de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...