Pular para o conteúdo principal

O consumo exacerbado na quarentena, e as consequências ao Meio Ambiente

 


Em meio a pandemia algumas pessoas ficaram com rotinas alteradas, muitas vezes até sem ter uma, pois, tudo se modificou, e diante deste dilema, o que fazer? As séries e filmes já não proporcionam distração, ida às lojas não são recomendadas e nem seguras. Mas que nada, estamos em uma era moderna, por que não fazer compras online?

A revista Veja recentemente realizou uma pesquisa e um dos temas estava relacionado aos novos hábitos de consumo em meio a pandemia, e para analisar estes hábitos as pessoas entrevistadas foram divididas em três grupos, idosos, adultos, jovens e adolescentes. Os dois primeiros grupos informaram que estavam contendo gastos devido às incertezas geradas pela pandemia, já o grupo de jovens e adolescentes afirmaram gastos desnecessários no período de isolamento social; 67% dos jovens entrevistados afirmaram ter comprado algo somente para satisfazer seus desejos de compras.

A partir de um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os brasileiros elevaram a quantidade de compras online, segundo os dados da pesquisa, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena ampliaram o volume de compras devido ao isolamento social, um dos fatores para o aumento das vendas online é a redução do risco de contaminação e outro é a agilidade de escolher o produto, pesquisar preços e recebê-lo na porta de casa.

Outro fator que agravou o crescimento do consumo foi a facilidade proporcionada pelos meios de pagamento utilizados, nas compras online o método mais empregado é o cartão de crédito, chegando em torno de 70%, o que auxilia a aquisição de produtos, pois, simplifica a forma de pagar a mercadoria, e os consumidores não necessitam do dinheiro em espécie, e, além disso podem parcelar os valores, aumentando assim o poder de compra da população.

O que tem sido muito aprimorado pelas empresas são as jogadas de Marketing, pois, estas levam a população a consumir mais do que o necessário e muitas vezes até o que nem é preciso, trabalhando em cima do desejo consumista da população a partir da imagem que se tem do produto, ainda mais em uma sociedade tão consumista quanto a nossa, onde adquirir cada vez mais se torna algo prazeroso. Um dos agentes aliados ao marketing em meio ao isolamento, são as redes sociais, que através de influenciadores e propagandas nos instigam a manter este hábito consumista ativo.

Porém, para tudo há uma consequência, e qual é a do consumo desenfreado? O meio ambiente quem o diga, em meio a esse caos de consumo a produção de lixo também aumenta significativamente, e a grande parte deste é descartado de forma incorreta. Então como podemos melhorar os hábitos de consumo nesse cenário? Pense se você realmente está precisando do produto e se esse será útil às suas necessidades, se terá uso, ou se a finalidade dele simplesmente será ficar em algum canto, e se você necessita do dinheiro para algo mais importante, ainda mais em tempos de crise, e por fim, quando consumir, procurar comprar produtos de empresas que possuem ética, que levem em consideração o meio ambiente. Dessa forma, reduziremos os impactos à natureza causada pelo consumismo desnecessário, pois, consumir de forma responsável é um gesto de respeito com o planeta.

 

Referências

SENECHAL, Alexandre. Estudo mostra os novos hábitos do brasileiro durante a quarentena. Veja, disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/estudo-mostra-os-novos-habitos-do-brasileiro-durante-a-quarentena/. Acesso em: 5 de setembro de 2020.

CALDEIRA, Gabriel. 29% dos consumidores fazem mais compras online durante pandemia, diz Boa Vista. UOL, disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/05/15/29-dos-consumidores-fazem-mais-compras-online-durante-pandemia-diz-boa-vista.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 5 de setembro de 2020.

Da agência Brasil. Hábito de consumo adquirido na pandemia deve permanecer após covid-19. UOL, disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/18/habito-de-consumo-adquirido-na-pandemia-deve-permanecer-apos-covid-19.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 5 de setembro de 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NPK ORGÂNICO: APRENDA A PREPARAR UM ADUBO NATURAL PARA SUAS PLANTAS A PARTIR DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

O termo NPK é uma sigla utilizada em estudos de agricultura, que designa a relação dos três nutrientes principais para as plantas (nitrogênio, fósforo e potássio), os quais também são chamados de macronutrientes.  Mas para o que se adequa o adubo NPK nas plantas?  Ele é essencial para que as plantas cresçam e se desenvolvam de maneira adequada e saudável, pois o nitrogênio possui a função de crescimento, desenvolvimento das raízes, caule e das folhas, o fósforo, detém a formação da clorofila e aumentando a capacidade da planta para absorver os elementos férteis do solo, possui também o papel na criação das raízes, já o potássio contribui na formação de rizomas, fortalecendo assim os vegetais aumentando sua resistência contra às secas. Este adubo, é uma forma fácil e barata de ser realizado, principalmente para quem não possui muito espaço para portar composteiras em suas propriedades. Mas, precisa haver cuidado na hora de administrar as doses do mesmo, pois se aplicar em exces...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...