Em meio a pandemia
algumas pessoas ficaram com rotinas alteradas, muitas vezes até sem ter uma,
pois, tudo se modificou, e diante deste dilema, o que fazer? As séries e filmes
já não proporcionam distração, ida às lojas não são recomendadas e nem seguras.
Mas que nada, estamos em uma era moderna, por que não fazer compras online?
A revista Veja
recentemente realizou uma pesquisa e um dos temas estava relacionado aos novos
hábitos de consumo em meio a pandemia, e para analisar estes hábitos as pessoas
entrevistadas foram divididas em três grupos, idosos, adultos, jovens e
adolescentes. Os dois primeiros grupos informaram que estavam contendo gastos
devido às incertezas geradas pela pandemia, já o grupo de jovens e adolescentes
afirmaram gastos desnecessários no período de isolamento social; 67% dos jovens
entrevistados afirmaram ter comprado algo somente para satisfazer seus desejos
de compras.
A partir de um estudo
realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os
brasileiros elevaram a quantidade de compras online, segundo os dados da
pesquisa, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena ampliaram
o volume de compras devido ao isolamento social, um dos fatores para o aumento
das vendas online é a redução do risco de contaminação e outro é a agilidade de
escolher o produto, pesquisar preços e recebê-lo na porta de casa.
Outro fator que agravou o
crescimento do consumo foi a facilidade proporcionada pelos meios de pagamento
utilizados, nas compras online o método mais empregado é o cartão de crédito,
chegando em torno de 70%, o que auxilia a aquisição de produtos, pois,
simplifica a forma de pagar a mercadoria, e os consumidores não necessitam do
dinheiro em espécie, e, além disso podem parcelar os valores, aumentando assim
o poder de compra da população.
O que tem sido muito
aprimorado pelas empresas são as jogadas de Marketing, pois, estas levam a
população a consumir mais do que o necessário e muitas vezes até o que nem é
preciso, trabalhando em cima do desejo consumista da população a partir da
imagem que se tem do produto, ainda mais em uma sociedade tão consumista quanto
a nossa, onde adquirir cada vez mais se torna algo prazeroso. Um dos agentes
aliados ao marketing em meio ao isolamento, são as redes sociais, que através
de influenciadores e propagandas nos instigam a manter este hábito consumista
ativo.
Porém, para tudo há uma
consequência, e qual é a do consumo desenfreado? O meio ambiente quem o diga,
em meio a esse caos de consumo a produção de lixo também aumenta
significativamente, e a grande parte deste é descartado de forma incorreta.
Então como podemos melhorar os hábitos de consumo nesse cenário? Pense se você
realmente está precisando do produto e se esse será útil às suas necessidades,
se terá uso, ou se a finalidade dele simplesmente será ficar em algum canto, e
se você necessita do dinheiro para algo mais importante, ainda mais em tempos
de crise, e por fim, quando consumir, procurar comprar produtos de empresas que
possuem ética, que levem em consideração o meio ambiente. Dessa forma, reduziremos
os impactos à natureza causada pelo consumismo desnecessário, pois, consumir de
forma responsável é um gesto de respeito com o planeta.
Referências
SENECHAL, Alexandre. Estudo mostra os novos hábitos do brasileiro durante a quarentena. Veja,
disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/estudo-mostra-os-novos-habitos-do-brasileiro-durante-a-quarentena/. Acesso em: 5 de setembro de 2020.
CALDEIRA, Gabriel. 29% dos consumidores fazem mais compras online durante pandemia, diz
Boa Vista. UOL, disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/05/15/29-dos-consumidores-fazem-mais-compras-online-durante-pandemia-diz-boa-vista.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 5 de setembro de 2020.
Da agência Brasil. Hábito de consumo adquirido na pandemia deve permanecer após covid-19.
UOL, disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/05/18/habito-de-consumo-adquirido-na-pandemia-deve-permanecer-apos-covid-19.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 5 de setembro de 2020.
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