O grupo PETCiências publicou um capítulo no ebook "FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: contribuições e desafios a prática docente", livro este que é o 7º volume da Coleção Ecologia Digital.
O capítulo intitula-se "O papel e o significado da experiência no contexto de formação de professores de Ciências: o coletivo do PET Ciências" sendo este o 14º (p. 182-197).
Disponível em: https://ead-tec.furg.br/images/Metodos_Numericos_Computacionais_-_2012/Livros/ebook_final.pdf.
O texto busca analisar e descrever o processo formativo e o significado da experiência no contexto de formação do coletivo PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, com foco na formação de professores da área das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). No percurso o texto demostra a formação coletiva do Progroma de Educação Tutorial (PET) e suas articulações com o campo de atuação dos futuros professores na interação com a escola (os pares) por meio da tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, apresenta uma discussão acerca do movimento da formação acadêmico-profissional de professores de Ciências: interfaces e contribuições decorrentes da tríade de interação (licenciandos, formador da Universidade e professor da Escola Básica). Deste processo aprofunda alguns pontos como a: i) formação científica e pedagógica: ciências, ambiente e formação de professores; ii) a construção da identidade e saberes da docência; iii) a necessidade de uma comunidade autorreflexiva e do diálogo. Assim, se viabiliza uma importante discussão em torno da experiência metodológica e organizacional do PETCiências na formação interdisciplinar entre os cursos da área de CN, potencializando a formação docente e fortalecendo o Ensino de Ciências.
Autores:
Leonardo Priamo Tonello
Cleiton Edmundo Baumgratz
Daniele Bremm
Riceli Gomes Czekalski
Giordane Miguel Schnorr
Mateus dos Santos Oliveira
Alessandra Nilles Konzen
Victória Santos da Silva
Roque Ismael da Costa Güllich
Comentários
Postar um comentário