A pesquisa intitulada “Pensamento Crítico no Ensino de Ciências: Revisão
Sistemática em Publicações Brasileiras” está sendo desenvolvida pela bolsista do
PETCiências Victória Santos da Silva que está sendo orientada pelo Prof. Dr. Roque Ismael
da Costa Güllich.
O Ensino de Ciências tem como um dos objetivos a Alfabetização Científica para a
formação de cidadãos críticos, capazes de refletir sobre Questões Sociocientíficas (QSC) e
Ambientais. Para tanto é fundamental a promoção do desenvolvimento do Pensamento
Crítico (PC) (TENREIRO VIEIRA, 2000). Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo
analisar os trabalhos publicados por pesquisadores brasileiros sobre PC e QSC no Ensino de
Ciências, com especial atenção na promoção do desenvolvimento do PC. e questões
ambientais.
A pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 2011) cujo corpus
de análise foi selecionado a partir de artigos científicos presentes no Google Acadêmico e na
Plataforma CAPES, tem como metodologia de análise a Análise de Conteúdo (BARDIN,
1977) para definir a presença do PC e aproximações.
Tem como resultados preliminares trabalhos sobre PC no ensino de Ciências com uma
grande influência do pensamento de Robert Ennis.
Contribuições de:
Bolsista PETCiências Victória Santos
Comentários
Postar um comentário