Pular para o conteúdo principal

Proposta de Aula sobre Campo Elétrico com o PhETColorado

 

O PhETcolorado é um site gratuito que oferece simulações interativas para as áreas de Física, Química, Biologia e Matemática. Estas simulações, tornam visíveis aquilo que por vezes é difícil para o entendimento dos estudantes em sala de aula. Por isso, esse recurso didático pode auxiliar os professores em suas atividades escolares.

Nesse sentido, no dia 25 de maio, foi ministrada uma aula de Campo Elétrico via Google Meet para o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Pedro José Scher. Na qual, para melhor entendimento dos estudantes, a PETiana e licencianda do Curso de Física-Licenciatura Letícia Barbieri Martins, utilizou dois simuladores, Cargas e Campos e Hóquei no Campo Elétrico do PhETColorado, sob mediação da professora Fabieli Hertz Rhoden. Atividade desenvolvida no Projeto PETCiências vai a Escola, processo de extensão do PETCiências da UFFS, Campus Cerro Largo.

O simulador intitulado Cargas e Campos foi utilizando para que os estudantes conseguissem compreender a interação da carga com o campo elétrico. Já o segundo simulador, denominado Hóquei no Campo Elétrico teve como objetivo, mostrar aos estudantes que partículas carregadas exercem forças uma sobre a outra. Nesse segundo simulador, as forças de atração e repulsão tem por objetivo fazer a bolinha de carga negativa chegar até o arco para fazer o gol.

E a partir do que foi aprendido durante a aula e também nas aulas anteriores ministradas pela professora Fabieli os estudantes conseguiram executar o segundo simulador sozinhos.

A foto a seguir é do segundo simulador feito por um dos estudantes da turma:

 


Contribuição: Letícia Barbieri Martins

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...