Pular para o conteúdo principal

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, ex-petiano conquista vaga no PPGEduC da Universidade de Brasília

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, ex-petiano conquista vaga no PPGEduC da Universidade de Brasília

O mestrando Cleiton Edmundo Baumgratz, ex-Petiano (bolsista de abril 2018 à maio de 2021) pelo PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo, conquistou o segundo lugar na seleção do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (PPGEduC/UnB, campus Platina). 

“O PETCiências foi um divisor de águas em minha formação. Ao entrar no Programa como bolsista em abril de 2018, (re)signifiquei minha formação baseada na tríade formativa da UFFS e do PET: pesquisa, ensino e extensão. 

Em minha trajetória formativa desfrutei de inúmeras possibilidades ofertadas pelo PETCiências, sejam elas a partir das experiências de docência, sejam elas pela participação em eventos internacionais e nacionais com a apresentação das pesquisas. 

Sinto que é um ótimo momento para agradecer. 

Agradeço incialmente ao PETCiências por fornecer subsídio em todas circunstâncias (das mais variadas) nessa trajetória. Agradeço ao Tutor, Professor Dr. Roque Güllich, por incentivar e acreditar no potencial de seus bolsistas, buscando sempre êxito em todos espaços que foram concebidos e compartilhados. Agradeço minha orientadora, Dr. Erica Hermel, pelo amparo e orientações nestes anos que, que por sinal, influenciaram positivamente  minha formação de professor pesquisador

 

Por último, mas não menos importante, agradeço aos meus colegas bolsistas do PETCiências. Tenho uma admiração e carinho enorme por cada um, os que já foram, os que estão e os que virão, pois tenho convicção de que professores que possuem ou possuíram contato com o PPET adquirem uma formação inimitável. Além disso, realizo um pedido: não deixem sucumbir e sucatear este Programa, lutem e defendam sempre o investimento em qualquer Programa de Educação Tutorial  que visa a formação de profissionais pesquisadores de excelência , este também é nosso papel : lutar e defender.

Por falar em lutas, e por ser resultado de inúmeras lutas e resistências, estendo meu agradecimento as políticas públicas que permitiram a construção e execução de uma universidade pública de qualidade. A Universidade Federal da Fronteira Sul possui cotas de ingresso à alunos oriundos de escola pública, filhos de trabalhadores de inúmeras profissões que por um período histórico não possuíam acesso ao Ensino Superior. Em tempos sombrios como os que vivemos, acredito que ressaltar quem somos, de onde viemos e para onde queremos ir seja o nosso maior papel.

Parafraseando Paulo Freire, reflito “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar. ” Assim, em todos caminhos que seguirei levarei o nome e os ensinamentos que o PETCiências me possibilitou. Foi uma honra estar com o coletivo durante as inúmeras horas semanais no Laboratório 1 sala 107, e deixo aqui minha disposição em, sempre que puder, auxiliar no que for possível o programa e também, ressalto que estarei sempre disposto a continuar aprendendo com vocês. Uma vez Petiano, sempre Petiano.

Com carinho, um abraço.

Prof. Cleiton Baumgratz. 

Comentários

Unknown disse…
Parabéns, Cleiton!

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...