Pular para o conteúdo principal

Ação Ambiental - Semana do Meio Ambiente e a integração social: descarte de resíduos

 Semana do Meio Ambiente e a integração social: descarte de resíduos

A Semana do Meio Ambiente proporciona a construção de aprendizagens por meio da integração social sobre as ações em relação à preservação do meio ambiente. Diante disso, a Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, mobilizou a sociedade em conjunto com a Prefeitura Municipal para a Semana do Meio Ambiente “Viva a Ecologia” durante os dias 02 e 03 de junho no Parque Municipal de Exposições Elemar Kuh (Imagem 1).

Dentre as atividades, a Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos pela Natureza (COOPERCAUN) esteve presente, pois realiza o trabalho de reciclagem na cidade e região. Pois, trabalhar sobre descarte de resíduos, reciclagem e outros cuidados com o Meio Ambiente, torna-se menos complexo quando a comunidade tem o contato com informações práticas e relevantes.

Além disso, destacamos o desenvolvimento sobre a temática na Educação Básica, em que destaco os Projetos e iniciativas dos professores que potencializam a questão abordada. Um exemplo que trago para a leitura é sobre o Projeto “Feirão do João”, que foi uma atividade desenvolvida na escola João Przycynski, localizada na cidade Guarani das Missões, no ano de 2019.

O Projeto envolveu a mobilização e a integração entre a Escola e a comunidade regional com o objetivo de conscientizar os estudantes e a sociedade a respeito da reciclagem, a reutilização de materiais recicláveis e o descarte de resíduos (Imagem 2).

Imagem 1: Imagem da Semana do Meio Ambiente “Viva a Ecologia”

Fonte: Página UFFS Campus Cerro Largo

Imagem 2: Realização do Projeto “Feirão do João” em 2019

Fonte: Google fotos

Acesse os links e conheça a respeito do Trabalho da COOPERCAUN e a publicação feita na Revista Resignare Scientia (RIS) sobre o “Feirão do João" pelo professor e idealizador Tailur Mousquer Martins.


Indicação e Contribuição: Joana Ferronato Fagundes - PETCiências











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...