A Semana do Meio Ambiente proporciona a construção de aprendizagens por meio da integração social sobre as ações em relação à preservação do meio ambiente. Diante disso, a Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, mobilizou a sociedade em conjunto com a Prefeitura Municipal para a Semana do Meio Ambiente “Viva a Ecologia” durante os dias 02 e 03 de junho no Parque Municipal de Exposições Elemar Kuh (Imagem 1).
Dentre as atividades, a Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos pela Natureza (COOPERCAUN) esteve presente, pois realiza o trabalho de reciclagem na cidade e região. Pois, trabalhar sobre descarte de resíduos, reciclagem e outros cuidados com o Meio Ambiente, torna-se menos complexo quando a comunidade tem o contato com informações práticas e relevantes.
Além disso, destacamos o desenvolvimento sobre a temática na Educação Básica, em que destaco os Projetos e iniciativas dos professores que potencializam a questão abordada. Um exemplo que trago para a leitura é sobre o Projeto “Feirão do João”, que foi uma atividade desenvolvida na escola João Przycynski, localizada na cidade Guarani das Missões, no ano de 2019.
O Projeto envolveu a mobilização e a integração entre a Escola e a comunidade regional com o objetivo de conscientizar os estudantes e a sociedade a respeito da reciclagem, a reutilização de materiais recicláveis e o descarte de resíduos (Imagem 2).
Imagem 1: Imagem da Semana do Meio Ambiente “Viva a Ecologia”
Imagem 2: Realização do Projeto “Feirão do João” em 2019
Acesse os links e conheça a respeito do Trabalho da COOPERCAUN e a publicação feita na Revista Resignare Scientia (RIS) sobre o “Feirão do João" pelo professor e idealizador Tailur Mousquer Martins.
Comentários
Postar um comentário