Pular para o conteúdo principal

PETCiências em sala de aula

 PETCiências em sala de aula

No primeiro semestre, como parte do programa PETCiências, tivemos a oportunidade de acompanhar as atividades educacionais na Escola Eugênio Frantz, localizada em Cerro Largo, dentro da ação de iniciação a docência que faz parte da Extensão no PET – PETCiências vai à Escola. Essa experiência nos permitiu explorar diferentes metodologias de ensino e observar de perto a interação entre alunos e professores em um ambiente escolar dinâmico. As atividades variaram desde aulas expositivas até discussões interativas e atividades práticas, oferecendo uma visão mais abrangente de como os conceitos teóricos são aplicados na prática. A participação ativa nessas atividades nos ajudou a compreender melhor os desafios e as oportunidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências.

Na sexta-feira, dia 06/07/2024, nós, alunas bolsistas pelo programa PETCiências Kamili Aparecida Abertol da Silva e Larissa Mendes Trevisan, acompanhamos uma aula na Escola Eugênio Frantz, em Cerro Largo, da professora regente Daniele. Tivemos a oportunidade de observar a dinâmica da turma do terceiro ano do ensino médio durante a aula de “Impactos da Tecnologia na Sociedade”. Os alunos concluíram um episódio da série "Black Mirror" da Netflix e, em seguida, escreveram textos reflexivos sobre como o conteúdo do episódio se relaciona com a matéria estudada. Além disso, eles realizaram uma resenha crítica do episódio. A discussão foi bastante enriquecedora, trazendo à tona questões sobre as aparências e a verdadeira essência das pessoas em um mundo obcecado por popularidade e aprovação social. A professora também fez um comentário instigante, mencionando que o episódio romantiza a vida das camadas menos favorecidas da sociedade. A aula proporcionou aos alunos uma oportunidade valiosa de refletir sobre as influências da tecnologia na vida cotidiana e na sociedade, além de fomentar um debate crítico sobre temas contemporâneos e relevantes.

Contribuição: Kamili Aparecida Abertol da Silva e Larissa Mendes Trevisan

Bolsistas PETCiências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

O que fazer em época de quarentena?

Pensando nesse período complicado de COVID-19 o PetCiências trouxe uma opção de passa tempo para as pessoas que estão em quarentena (todos). Inclusive, ainda não sabemos quando esta epidemia irá passar, então: Que tal fazer uma horta em casa? Coincidentemente estamos também na temporada do plantio de algumas hortaliças. Sabemos que estas são aliadas a um estilo de vida saudável e auxiliam na prevenção de algumas doenças, pois são ricas em minerais, fibras e fotoquímicos (componentes antioxidantes), algumas também são fonte de carboidratos, proteínas e lipídeos. Além disso, todas as hortaliças (com exceção dos tubérculos e raízes) são ricas em água. O livro ‘O Cultivo de hortaliças’ da Embrapa possui algumas opções de plantio dessas e separamos algumas que já podem ser plantadas, além de algumas informações complementares: Alcachofra Necessita de calor para se desenvolver e emitir os brotos, que serão aproveitados para a formação de novas culturas. Precisa de temperaturas ...