Pular para o conteúdo principal

PETCiências em sala de aula

 PETCiências em sala de aula

No primeiro semestre, como parte do programa PETCiências, tivemos a oportunidade de acompanhar as atividades educacionais na Escola Eugênio Frantz, localizada em Cerro Largo, dentro da ação de iniciação a docência que faz parte da Extensão no PET – PETCiências vai à Escola. Essa experiência nos permitiu explorar diferentes metodologias de ensino e observar de perto a interação entre alunos e professores em um ambiente escolar dinâmico. As atividades variaram desde aulas expositivas até discussões interativas e atividades práticas, oferecendo uma visão mais abrangente de como os conceitos teóricos são aplicados na prática. A participação ativa nessas atividades nos ajudou a compreender melhor os desafios e as oportunidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências.

Na sexta-feira, dia 06/07/2024, nós, alunas bolsistas pelo programa PETCiências Kamili Aparecida Abertol da Silva e Larissa Mendes Trevisan, acompanhamos uma aula na Escola Eugênio Frantz, em Cerro Largo, da professora regente Daniele. Tivemos a oportunidade de observar a dinâmica da turma do terceiro ano do ensino médio durante a aula de “Impactos da Tecnologia na Sociedade”. Os alunos concluíram um episódio da série "Black Mirror" da Netflix e, em seguida, escreveram textos reflexivos sobre como o conteúdo do episódio se relaciona com a matéria estudada. Além disso, eles realizaram uma resenha crítica do episódio. A discussão foi bastante enriquecedora, trazendo à tona questões sobre as aparências e a verdadeira essência das pessoas em um mundo obcecado por popularidade e aprovação social. A professora também fez um comentário instigante, mencionando que o episódio romantiza a vida das camadas menos favorecidas da sociedade. A aula proporcionou aos alunos uma oportunidade valiosa de refletir sobre as influências da tecnologia na vida cotidiana e na sociedade, além de fomentar um debate crítico sobre temas contemporâneos e relevantes.

Contribuição: Kamili Aparecida Abertol da Silva e Larissa Mendes Trevisan

Bolsistas PETCiências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

PETCiências vai a escola: Semana do Meio Ambiente

Nesta sexta-feira, dia 02 de junho de 2017, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr.Otto Flach, no Município de Cerro Largo RS, realizou-se uma programação sobre a semana do Meio Ambiente  com todos os alunos do ensino fundamental,  ministrada por bolsistas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul(UFFS). Essa atividade é uma ação promovida pelo Programa de Educação Tutorial PETCiências, que busca a inserção de ideias que possam prezar por uma educação de qualidade e que respeitem o Meio Ambiente como um todo. A programação se deu através de uma pequena palestra com temas que tratavam sobre ações rotineiras que podem prejudicar o meio ambiente, bem como a demonstração de atitudes que podem auxiliar na melhoria da qualidade ambiental, logo após houve a ministração de uma oficina de confecção de pastilhas repelentes para mosquitos a partir de papel reciclado e uma prática com um jogo didático que também inseria o tema em seu de...

Dia da Sobrecarga do Planeta

 ⚠️ Atenção ⚠️ 🆘 Ontem o dia 29 de julho foi marcado pelo Dia da Sobrecarga do Planeta. ❓ E o que isso quer dizer?❓ ➡️ Quer dizer que ontem consumimos todos os recursos naturais do Planeta Terra previstos para o ano todo. Ou seja, precisamos de 1,7 planetas para suprir nossa demanda, no entanto, continuamos tendo 1 só. Com a pandemia do coronavírus, em 2020, esse dia atrasou para 22 de agosto. E no ano de 2021 a data regrediu novamente, retornando a níveis alarmantes de 2019. Fonte e sugestão para leitura: https://akatu.org.br/dia-da-sobrecarga-da-terra-2021/ .