Pular para o conteúdo principal

PETCiências em sala de aula

 PETCiências em sala de aula

No primeiro semestre, como parte do programa PETCiências, tivemos a oportunidade de acompanhar as atividades educacionais na Escola Eugênio Frantz, localizada em Cerro Largo, dentro da ação de iniciação a docência que faz parte da Extensão no PET – PETCiências vai à Escola. Essa experiência nos permitiu explorar diferentes metodologias de ensino e observar de perto a interação entre alunos e professores em um ambiente escolar dinâmico. As atividades variaram desde aulas expositivas até discussões interativas e atividades práticas, oferecendo uma visão mais abrangente de como os conceitos teóricos são aplicados na prática. A participação ativa nessas atividades nos ajudou a compreender melhor os desafios e as oportunidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências.

Na sexta-feira, dia 06/07/2024, nós, alunas bolsistas pelo programa PETCiências Kamili Aparecida Abertol da Silva e Larissa Mendes Trevisan, acompanhamos uma aula na Escola Eugênio Frantz, em Cerro Largo, da professora regente Daniele. Tivemos a oportunidade de observar a dinâmica da turma do terceiro ano do ensino médio durante a aula de “Impactos da Tecnologia na Sociedade”. Os alunos concluíram um episódio da série "Black Mirror" da Netflix e, em seguida, escreveram textos reflexivos sobre como o conteúdo do episódio se relaciona com a matéria estudada. Além disso, eles realizaram uma resenha crítica do episódio. A discussão foi bastante enriquecedora, trazendo à tona questões sobre as aparências e a verdadeira essência das pessoas em um mundo obcecado por popularidade e aprovação social. A professora também fez um comentário instigante, mencionando que o episódio romantiza a vida das camadas menos favorecidas da sociedade. A aula proporcionou aos alunos uma oportunidade valiosa de refletir sobre as influências da tecnologia na vida cotidiana e na sociedade, além de fomentar um debate crítico sobre temas contemporâneos e relevantes.

Contribuição: Kamili Aparecida Abertol da Silva e Larissa Mendes Trevisan

Bolsistas PETCiências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

Prática sobre Metamorfose da Borboleta

No dia 05 de setembro, na escola  Otto Flach, as petianas Eloisa e Aléxia realizaram uma prática com a turma do 3 ano do ensino fundamental, sobre a metamorfose de uma borboleta, utilizou-se 2 tipos de materiais alternativos: macarrão e sagu, representando os ovos, o cazulo, a lagarta e a borboleta. A prática foi muito divertida e as crianças puderam aprender de forma criativa.

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta