PETCiências em sala de aula
No primeiro semestre, como parte do programa PETCiências, tivemos a oportunidade de acompanhar as atividades educacionais na Escola Eugênio Frantz, localizada em Cerro Largo, dentro da ação de iniciação a docência que faz parte da Extensão no PET – PETCiências vai à Escola. Essa experiência nos permitiu explorar diferentes metodologias de ensino e observar de perto a interação entre alunos e professores em um ambiente escolar dinâmico. As atividades variaram desde aulas expositivas até discussões interativas e atividades práticas, oferecendo uma visão mais abrangente de como os conceitos teóricos são aplicados na prática. A participação ativa nessas atividades nos ajudou a compreender melhor os desafios e as oportunidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem em Ciências.
Na sexta-feira, dia 06/07/2024, nós, alunas bolsistas pelo programa PETCiências Kamili Aparecida Abertol da Silva e Larissa Mendes Trevisan, acompanhamos uma aula na Escola Eugênio Frantz, em Cerro Largo, da professora regente Daniele. Tivemos a oportunidade de observar a dinâmica da turma do terceiro ano do ensino médio durante a aula de “Impactos da Tecnologia na Sociedade”. Os alunos concluíram um episódio da série "Black Mirror" da Netflix e, em seguida, escreveram textos reflexivos sobre como o conteúdo do episódio se relaciona com a matéria estudada. Além disso, eles realizaram uma resenha crítica do episódio. A discussão foi bastante enriquecedora, trazendo à tona questões sobre as aparências e a verdadeira essência das pessoas em um mundo obcecado por popularidade e aprovação social. A professora também fez um comentário instigante, mencionando que o episódio romantiza a vida das camadas menos favorecidas da sociedade. A aula proporcionou aos alunos uma oportunidade valiosa de refletir sobre as influências da tecnologia na vida cotidiana e na sociedade, além de fomentar um debate crítico sobre temas contemporâneos e relevantes.
Contribuição: Kamili Aparecida Abertol da Silva e Larissa Mendes Trevisan
Bolsistas PETCiências
Comentários
Postar um comentário