Pular para o conteúdo principal

PETCiências vai à escola

 PETCiências vai à escola

Ao longo do semestre, a bolsista do PETCiências (Programa de Educação Tutorial) Karim Francini Herlen, desenvolveu o Projeto intitulado “PETCiências vai à escola” juntamente com o Estágio Curricular Supervisionado: Ciências no Ensino Fundamental. Ao longo das aulas, a bolsista e estagiária desenvolveu diversas atividades práticas como um jogo de memória e quizz referente aos assuntos tratados em aula, e, nas últimas semanas, juntamente com a turma do 7° ano, a professora estagiária realizou a confecção de um terrário, em sala de aula. 

Os materiais utilizados foram todos levados de casa pelos alunos e pela professora. Além de utilizarmos os materiais que já tínhamos em casa, como o vidro de conserva, utilizamos terra, plantinhas, flores e pedras, que, se necessário, poderiam ser pegos na escola.

A confecção do terrário teve como intuito desenvolver o pensamento crítico nos alunos acerca dos processos que ocorrem internamente em um ecossistema pela simulação, como ocorre a fotossíntese, como as plantas se alimentam, sobrevivem e desenvolvem e se inter-relacionam. Além de, observarmos se os animais inseridos naquele ecossistema irão sobreviver e, se as sementes que foram semeadas, irão nascer e se desenvolver estando fechadas no vidro. 

Contribuição: Karim Francini Herlen

Bolsista PETCiências




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...