Pular para o conteúdo principal

PETCiências vai à escola

 PETCiências vai à escola

Ao longo do semestre, a bolsista do PETCiências (Programa de Educação Tutorial) Karim Francini Herlen, desenvolveu o Projeto intitulado “PETCiências vai à escola” juntamente com o Estágio Curricular Supervisionado: Ciências no Ensino Fundamental. Ao longo das aulas, a bolsista e estagiária desenvolveu diversas atividades práticas como um jogo de memória e quizz referente aos assuntos tratados em aula, e, nas últimas semanas, juntamente com a turma do 7° ano, a professora estagiária realizou a confecção de um terrário, em sala de aula. 

Os materiais utilizados foram todos levados de casa pelos alunos e pela professora. Além de utilizarmos os materiais que já tínhamos em casa, como o vidro de conserva, utilizamos terra, plantinhas, flores e pedras, que, se necessário, poderiam ser pegos na escola.

A confecção do terrário teve como intuito desenvolver o pensamento crítico nos alunos acerca dos processos que ocorrem internamente em um ecossistema pela simulação, como ocorre a fotossíntese, como as plantas se alimentam, sobrevivem e desenvolvem e se inter-relacionam. Além de, observarmos se os animais inseridos naquele ecossistema irão sobreviver e, se as sementes que foram semeadas, irão nascer e se desenvolver estando fechadas no vidro. 

Contribuição: Karim Francini Herlen

Bolsista PETCiências




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Dia da Sobrecarga do Planeta

 ⚠️ Atenção ⚠️ 🆘 Ontem o dia 29 de julho foi marcado pelo Dia da Sobrecarga do Planeta. ❓ E o que isso quer dizer?❓ ➡️ Quer dizer que ontem consumimos todos os recursos naturais do Planeta Terra previstos para o ano todo. Ou seja, precisamos de 1,7 planetas para suprir nossa demanda, no entanto, continuamos tendo 1 só. Com a pandemia do coronavírus, em 2020, esse dia atrasou para 22 de agosto. E no ano de 2021 a data regrediu novamente, retornando a níveis alarmantes de 2019. Fonte e sugestão para leitura: https://akatu.org.br/dia-da-sobrecarga-da-terra-2021/ .

Seminário do Livro: Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva

                                Na manhã de ontem, dia 03 de agosto, foi realizado um seminário on-line promovido pelo PETCiências sobre o livro “Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva” da autora Isabel Alarcão, mediado pelo professor Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e pela professora Dr. Rosemar Ayres dos Santos. Nele houve a participação do programa Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), além de professores atuantes na escola básica e mestrandos da UFFS. O evento teve como finalidade discutir as ideias defendidas pela autora sobre escola, professor e aluno e a importância da Investigação-Formação-Ação no âmbito escolar, além da reflexividade, ideia que ela nos deixa ao longo da leitura do livro. Inicialmente a professora Daniele Bremm e a acadêmica Naiára Berwaldt Wust apresentaram a biografia de Isabel e em seguida começaram...