Segundo Murcia (2005, p. 9) “o jogo serviu de vínculo entre povos; é um facilitador da comunicação entre os seres humanos”. Pensando nestes processos de ensinar e aprender com o lúdico, as PETianas Giulia e Elisangela, acompanhadas do Prof. Ms. Tailur Martins, professor regente da turma, realizaram a produção de um jogo de tabuleiro intitulado “Xodengue”, sobre a temática da Dengue em uma escola pública do município de Cerro Largo–RS com uma turma do ensino fundamental II em 10 de junho de 2024. Através do jogo foram tratados diversos assuntos envolvendo a Dengue, como, por exemplo, as formas de prevenção, forma de contágio, sintomas, tratamento, reprodução, entre outros.
Iniciamos com uma breve conversa sobre o mosquito Aedes aegypti, pois os alunos já vinham estudando sobre o mosquito ao longo do trimestre, logo após expusemos as regras do jogo explicando como funcionava. Os alunos foram divididos em 2 grupos para melhor interação e organização entre eles.
O jogo Xodengue se mostrou bastante eficaz sobre a questão da prevenção da dengue, além de apresentar grande potencialidade por ser uma forma de ensino lúdica e interativa que foge do ensino tradicional, mantendo os alunos em movimento, diálogo e assim interessados pelo assunto.
Contribuição: Elisangela Santos e Giulia Colpo Siqueira
Bolsistas PETCiências
Comentários
Postar um comentário