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Atuação no PETCiências vai à Escola

 Atuação no PETCiências vai à Escola

 Quando se trata de trabalhar temas Ambientais, alguns autores como Narcizo (2009) e Pontalti (2005), afirmam que a escola é um espaço de socialização e é nesse espaço que os alunos poderão ser sensibilizados até a fase adulta, tornando-se adultos sensíveis e até mesmo conscientes de suas ações ambientais. E por que não trabalhar a temática com ludicidade?

Segundo Murcia (2005, p. 9) “o jogo serviu de vínculo entre povos; é um facilitador da comunicação entre os seres humanos”. Pensando nestes processos de ensinar e aprender com o lúdico, as PETianas Giulia e Elisangela, acompanhadas do Prof. Ms. Tailur Martins, professor regente da turma, realizaram a produção de um jogo de tabuleiro intitulado “Xodengue”, sobre a temática da Dengue em uma escola pública do município de Cerro Largo–RS com uma turma do ensino fundamental II em 10 de junho de 2024. Através do jogo foram tratados diversos assuntos envolvendo a Dengue, como, por exemplo, as formas de prevenção, forma de contágio, sintomas, tratamento, reprodução, entre outros.

Iniciamos com uma breve conversa sobre o mosquito Aedes aegypti, pois os alunos já vinham estudando sobre o mosquito ao longo do trimestre, logo após expusemos as regras do jogo explicando como funcionava. Os alunos foram divididos em 2 grupos para melhor interação e organização entre eles.

O jogo Xodengue se mostrou bastante eficaz sobre a questão da prevenção da dengue, além de apresentar grande potencialidade por ser uma forma de ensino lúdica e interativa que foge do ensino tradicional, mantendo os alunos em movimento, diálogo e assim interessados pelo assunto. 

Referências:

 NARCIZO, Kaliane Roberta dos Santos. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2009.

 PONTALTI, Edna Sueli. Projeto de Educação Ambiental: Parque Cinturão Verde de Cianorte. Disponível em http://www.apromac.org.br. Acesso em: 26 julho. 2023.

 MURCIA, J. A. M. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

 

Contribuição: Elisangela Santos e Giulia Colpo Siqueira

Bolsistas PETCiências













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