Pular para o conteúdo principal

Instagram voltado às Aulas Práticas de Ciências:

 Instagram voltado às Aulas Práticas de Ciências: @cienciasexperimental

Atualmente, a educação se reinventa constantemente, assim emerge a proposta da Profª Renata como uma inspiração para professores e estudantes do Ensino de Ciências. Utilizando a influência das redes sociais, especialmente o Instagram, ela tem compartilhado uma série de vídeos que oferecem sugestões de aulas que podem ser usadas para o Ensino de Ciências. Seu trabalho não apenas enriquece o conteúdo didático, mas também promete tornar o aprendizado mais acessível e envolvente.

No seu perfil do Instagram, @cienciasexperimental, ela posta regularmente vídeos que detalham experimentos e atividades práticas gratuitamente. Cada vídeo contem explicações claras que ajudam a ilustrar conceitos complexos de maneira simples e prática. Cada vídeo é uma demonstração visual que pode ser a inspiração para uma aula experimental. Um exemplo popular é seu vídeo sobre reações químicas, em que ela ensina de maneira clara como remover a tinta de um marca texto usando um limão, explicando as reações envolvidas e os conceitos científicos abordados.

As suas sugestões de atividades práticas são um excelente recurso para diversificar as metodologias de ensino. As aulas se tornam mais interativas e os alunos podem ver a Ciência em ação, o que muitas vezes aumenta o interesse e a compreensão dos tópicos discutidos em sala de aula.

O trabalho da Profª Renata no Instagram é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a educação. Sua dedicação e criatividade proporcionam aos professores e alunos novas formas de explorar e entender o mundo da Ciência. Para quem deseja enriquecer suas aulas ou aprender mais sobre Ciências, o perfil @cienciasexperimental no Instagram é uma sugestão didática.

Contribuição: Lenilson Rafael Bastos Cavalcante

Bolssista PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

Prática sobre Metamorfose da Borboleta

No dia 05 de setembro, na escola  Otto Flach, as petianas Eloisa e Aléxia realizaram uma prática com a turma do 3 ano do ensino fundamental, sobre a metamorfose de uma borboleta, utilizou-se 2 tipos de materiais alternativos: macarrão e sagu, representando os ovos, o cazulo, a lagarta e a borboleta. A prática foi muito divertida e as crianças puderam aprender de forma criativa.

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta