Pular para o conteúdo principal

PETCiências participa do III EREC

 PETCiências participa do III EREC


Na manhã do dia 16 de agosto de 2024, foi realizada a apresentação de trabalhos de pesquisa no 3º Encontro Regional de Ensino de Ciências (EREC), evento que tem como objetivo central reunir a comunidade acadêmica para discutir temas de relevância para o Ensino de Ciências.

Além de ser um espaço de diálogo, o EREC também se coloca como um meio de divulgação científica, oferecendo a publicação dos trabalhos apresentados em anais online de acesso gratuito. Isso incentiva a construção de uma comunidade acadêmica engajada, tanto na pesquisa quanto na prática educacional, promovendo a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais pesquisadores da educação em formação inicial e continuada.

Entre os participantes desta edição, estavam quatro bolsistas do Programa de Educação Tutorial-PETCiências, que apresentaram suas pesquisas sobre temas ligados ao Ensino de Ciências. A bolsista Karim Francini Herlen apresentou o trabalho intitulado A Pesquisa da Própria Prática presente nos Relatos de Experiência de Professores de Ciências em Formação Inicial, que explora o papel da autorreflexão docente no desenvolvimento profissional de futuros professores. A bolsista Carolina de Oliveira Balbueno trouxe à tona a discussão sobre Temáticas Meio Ambiente, Ecologia e Educação Ambiental nas Pesquisas sobre Formação de Professores de Ciências, abordando as questões ambientais e sua inserção nas práticas pedagógicas. O bolsista Lenilson Rafael Bastos Cavalcante apresentou o estudo intitulado Atividades Didáticas e Pensamento Crítico no Ensino de Ciências: Um Estudo em Materiais Didáticos Digitais da Colômbia, que investigou as metodologias utilizadas em materiais digitais colombianos e seu potencial em desenvolver o pensamento crítico em estudantes no Ensino de Ciências. A bolsista Elisangela Santos apresentou sobre a temática: Mídias como Instrumento de Sensibilização Ambiental no Ensino de Ciências, abordando sobre as como as mídias digitais impactam no ensino de Ciências voltado a Educação Ambiental

Por fim, EREC se destaca como uma iniciativa para promover o diálogo entre os diferentes atores envolvidos no Ensino de Ciências.

Lenilson Rafael bastos Cavalcante- Bolsista-PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

Prática sobre Metamorfose da Borboleta

No dia 05 de setembro, na escola  Otto Flach, as petianas Eloisa e Aléxia realizaram uma prática com a turma do 3 ano do ensino fundamental, sobre a metamorfose de uma borboleta, utilizou-se 2 tipos de materiais alternativos: macarrão e sagu, representando os ovos, o cazulo, a lagarta e a borboleta. A prática foi muito divertida e as crianças puderam aprender de forma criativa.

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta