Na
manhã do dia 16 de agosto de 2024, foi realizada a apresentação de trabalhos de
pesquisa no 3º Encontro Regional de Ensino de Ciências (EREC), evento que tem
como objetivo central reunir a comunidade acadêmica para discutir temas de
relevância para o Ensino de Ciências.
Além
de ser um espaço de diálogo, o EREC também se coloca como um meio de divulgação
científica, oferecendo a publicação dos trabalhos apresentados em anais online
de acesso gratuito. Isso incentiva a construção de uma comunidade acadêmica
engajada, tanto na pesquisa quanto na prática educacional, promovendo a troca
de experiências e conhecimentos entre profissionais pesquisadores da educação
em formação inicial e continuada.
Entre
os participantes desta edição, estavam quatro bolsistas do Programa de Educação
Tutorial-PETCiências, que apresentaram suas pesquisas sobre temas ligados ao
Ensino de Ciências. A bolsista Karim Francini Herlen apresentou o trabalho
intitulado A Pesquisa da Própria Prática presente nos Relatos de Experiência de
Professores de Ciências em Formação Inicial, que explora o papel da
autorreflexão docente no desenvolvimento profissional de futuros professores. A
bolsista Carolina de Oliveira Balbueno trouxe à tona a discussão sobre
Temáticas Meio Ambiente, Ecologia e Educação Ambiental nas Pesquisas sobre
Formação de Professores de Ciências, abordando as questões ambientais e sua
inserção nas práticas pedagógicas. O bolsista Lenilson Rafael Bastos Cavalcante
apresentou o estudo intitulado Atividades Didáticas e Pensamento Crítico no
Ensino de Ciências: Um Estudo em Materiais Didáticos Digitais da Colômbia, que
investigou as metodologias utilizadas em materiais digitais colombianos e seu
potencial em desenvolver o pensamento crítico em estudantes no Ensino de
Ciências. A bolsista Elisangela Santos apresentou sobre a temática: Mídias como
Instrumento de Sensibilização Ambiental no Ensino de Ciências, abordando sobre
as como as mídias digitais impactam no ensino de Ciências voltado a Educação
Ambiental
Por fim,
EREC se destaca como uma iniciativa para promover o diálogo entre os diferentes
atores envolvidos no Ensino de Ciências.
Lenilson Rafael bastos
Cavalcante- Bolsista-PETCiências
Comentários
Postar um comentário