Pular para o conteúdo principal

Ação da Saliva na Digestão: Experimento sobre a Digestão Química Inicial

 Ação da Saliva na Digestão: Experimento sobre a Digestão Química Inicial

A prática experimental sobre ação da amilase salivar ocorreu no dia 25 de outubro de 2024, no Colégio La Salle Medianeira, em Cerro Largo. Foi desenvolvida com a turma do 6° ano da escola, contando com 34 alunos, coordenada pela professora regente do Componente Curricular de Ciências Caroline Stolben Santiago com apoio da Bolsista do PETCiências Manuela, sendo desenvolvida no laboratório de Ciências da Escola e tendo como duração de uma hora-aula.

Após o estudo teórico sobre o sistema digestório, ministrado pela professora regente, surgiu a oportunidade de realizar uma atividade prática para ilustrar o papel da saliva na digestão química inicial, especificamente na quebra do amido presente nos alimentos. Para isso, foi feita uma experimentação utilizando materiais simples e disponíveis no laboratório da escola.

Os alunos foram divididos em 10 grupos: nove grupos de três e um de quatro alunos. Os grupos eram responsáveis por realizarem os procedimentos, com mediação minha e da professora regente, sendo que todos compreenderam o processo de digestão pela ação da saliva.  Os resultados foram positivos, pois todos os grupos construíram o conhecimento sobre a ação da saliva no processo de digestão inicial, os próprios alunos apresentavam os possíveis motivos da diferença de cada amostra. Ao final, cada aluno respondeu individualmente ao questionário sobre a prática.


Contribuição: Manuela Souza de Lima

Bolsista PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

Prática sobre Metamorfose da Borboleta

No dia 05 de setembro, na escola  Otto Flach, as petianas Eloisa e Aléxia realizaram uma prática com a turma do 3 ano do ensino fundamental, sobre a metamorfose de uma borboleta, utilizou-se 2 tipos de materiais alternativos: macarrão e sagu, representando os ovos, o cazulo, a lagarta e a borboleta. A prática foi muito divertida e as crianças puderam aprender de forma criativa.

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta