Pular para o conteúdo principal

Isolamento e crescimento de microrganismos: meio de cultura

         A prática experimental da criação de um meio de cultura para estudo de microrganismos ocorreu no dia 01 de novembro de 2024, no Colégio La Salle Medianeira, em Cerro Largo. Foi desenvolvida com a turma do 8° ano da escola, contando com 22 alunos, coordenada pela professora regente do Componente Curricular de Ciências com apoio da Bolsista do PETCiências Manuela, sendo desenvolvida no laboratório de Ciências da Escola e tendo como duração de uma hora-aula.

       Após o estudo teórico sobre noções básicas de microbiologia, ministrado pela professora regente, surgiu a oportunidade de realizar uma atividade prática para observar, o isolamento e o estudo do crescimento de microrganismos em um ambiente controlado. Para isso, foi desenvolvida uma experimentação utilizando materiais disponíveis no laboratório da escola.

        Os alunos foram divididos em 9 grupos. Os grupos eram responsáveis por realizarem as observações e diferenciar o que era fungo e bactéria, com mediação da bolsista do PETCiências e da professora regente, sendo que todos compreenderam o que era um meio de cultura e qual o motivo dos microrganismos de proliferarem ali.  Os resultados foram positivos, pois todos os grupos construíram o conhecimento sobre microrganismos. Ao final, cada grupo escreveu um relatório sobre a prática.


Contribuição: Manuela Souza de Lima

Bolsista PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...