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PETCiências no V SECEC: Reflexões sobre Extensão e Cultura na Formação de Professores

    Entre os dias 14, 15 e 16 de novembro de 2024, aconteceu o V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências (V SECEC), realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari e na Universidade da Região de Joinville (Univille) Campus São Francisco do Sul. O evento, que ocorreu de forma híbrida (presencial e online), reuniu professores, acadêmicos, formadores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores de várias regiões do Brasil para discutir a  Educação em Ciências.

    Com o tema “O ambiente nas lentes da Educação em Ciências”, o simpósio abordou questões ligadas à formação de professores, metodologias de ensino, propostas pedagógicas, desenvolvimento cultural, extensão e pesquisa. As atividades incentivaram reflexões sobre a qualificação pedagógica em sala de aula, com foco especial nos desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica. O evento contou com rodas de conversa, diálogos e reflexões entre os participantes, criando um espaço colaborativo para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.

    Entre os participantes desta edição, estiveram os bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PETCiências): Janaina Alana da Silva Dallabrida e Lenilson Rafael Bastos Cavalcante. Eles apresentaram, respectivamente, os trabalhos intitulados "PETCiências: Extensão na Formação Docente", que abordou a formação de professores por meio da extensão, sendo esse um dos eixos temáticos trabalhados no PETCiências, e “Bureau Cultural no PETCiências: Análise das Concepções de Cultura e a Formação Docente”, que tratou das concepções de cultura presentes no projeto Bureau Cultural do programa, vinculado ao eixo temático de Cultura e Extensão. 

    A participação dos bolsistas do PETCiências no V SESEC reforça a relevância de programas que abordam Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura para a formação de professores. As discussões apresentadas evidenciam como iniciativas como essas ampliam as perspectivas sobre práticas pedagógicas, promovem o diálogo interdisciplinar e fortalecem o papel da cultura e da extensão na qualificação docente. O evento proporcionou um espaço eficiente para mobilizar reflexões e promover o fortalecimento do Ensino de Ciências no sul do Brasil e em outras regiões do país.









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