Pular para o conteúdo principal

PETCiências participa da Mostra Científica das Escolas Estaduais em São Luiz Gonzaga

 No dia 5 de novembro de 2024, o bolsista do PETCiências, Guilherme Daniel Robe Bolisista do PETCiências, atuou como avaliador na Mostra Científica das Escolas Estaduais 2024, durante a Fase Regional da 32ª CRE, realizada na cidade de São Luiz Gonzaga – RS. A Mostra Científica reuniu trabalhos de estudantes dos municípios vinculados à 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio. Com o tema “Futuros Equânimes: Tecnologia, Equidade e Sustentabilidade”, o evento incentivou os estudantes a desenvolverem projetos que abordassem essa temática, sendo eles planejados para aplicação nas escolas ou já realizados.

Entre os trabalhos avaliados, diversos projetos destacaram-se pela ênfase na sustentabilidade e nas causas ambientais. Os alunos propuseram, por exemplo, iniciativas para reduzir o desperdício de resíduos nas escolas e promover a conscientização sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente.

Um dos projetos premiados que foram avaliados pelo bolsista, focou na tecnologia, com a proposta de um aplicativo para facilitar a interação entre produtores rurais, especialistas e o comércio local, visando atender às demandas do mercado da agricultura familiar e do agronegócio. Os trabalhos selecionados avançarão para a Etapa Estadual, a ser realizada em Porto Alegre.

A participação como avaliador em eventos como esse contribui para a formação acadêmica dos bolsistas, promovendo o desenvolvimento do senso crítico e a prática da avaliação.



Contribuição: Guilherme Daniel Robe
Bolsista PETCiências





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...