Pular para o conteúdo principal

Trilha Ecológica na UFFS

                Na manhã do dia 11 de junho de 2025, quarta-feira alunos do Ensino Fundamental foram vivenciar, a Trilha Ecológica no seminário do campus da UFFS em Cerro Largo que é organizada pelo PETCiências. A trilha foi apresentada pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Karim Herlen, juntamente com o acadêmico em Ciências Biológicas ex-bolsista do PETCiências, Gabriel Kowalski, também esteve presente Manuela Turcato bolsista do PETCiências e graduanda no curso de Ciências Biológicas.

          O grupo foi composto pelos alunos das turmas do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel, turma na qual a bolsista Carolina Balbueno acompanha pelo PETCiências no eixo de Extensão.

          Durante o percurso pela trilha, conversamos sobre diferentes tipos de plantas, fungos que vivem naquele ambiente, entre outros assuntos. Também mostramos aos alunos alguns animais que podem ser vistos no seminário, como as abelhas melíponas, que são conhecidas por não terem ferrão. Ao longo do percurso, observamos várias árvores frutíferas e aprendemos a diferença entre espécies nativas e exóticas.

Para tornar o aprendizado mais interessante foi desenvolvido um jogo educativo com o objetivo de revisar alguns conceitos que foram explicados ao longo do percurso. Nesse jogo temos três grupos: Jaguatiricas, Lebres e Plantas. Cada grupo se alimenta de um recurso específico: a Jaguatirica come Lebre, que por sua vez se alimenta da Planta. Assim, podemos entender como essas espécies sobrevivem, se reproduzem e ou morrem por falta de comida, além de considerar fatores como clima e outras condições. O jogo ajuda a explorar os níveis tróficos e o ciclo de matéria e energia nos ecossistemas, ou seja, as cadeias e teias alimentares.

Para finalizar, cada aluno respondeu perguntas sobre a trilha que percorremos. Essas questões ficaram abertas para estimular a discussão sobre o percurso, além de servir para avaliarmos o processo e obter um feedback sobre a nossa trilha.

Contribuição: Carolina Balbueno - Bolsista PETCiências






 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

O que fazer em época de quarentena?

Pensando nesse período complicado de COVID-19 o PetCiências trouxe uma opção de passa tempo para as pessoas que estão em quarentena (todos). Inclusive, ainda não sabemos quando esta epidemia irá passar, então: Que tal fazer uma horta em casa? Coincidentemente estamos também na temporada do plantio de algumas hortaliças. Sabemos que estas são aliadas a um estilo de vida saudável e auxiliam na prevenção de algumas doenças, pois são ricas em minerais, fibras e fotoquímicos (componentes antioxidantes), algumas também são fonte de carboidratos, proteínas e lipídeos. Além disso, todas as hortaliças (com exceção dos tubérculos e raízes) são ricas em água. O livro ‘O Cultivo de hortaliças’ da Embrapa possui algumas opções de plantio dessas e separamos algumas que já podem ser plantadas, além de algumas informações complementares: Alcachofra Necessita de calor para se desenvolver e emitir os brotos, que serão aproveitados para a formação de novas culturas. Precisa de temperaturas ...