Pular para o conteúdo principal

Varal Pedagógico da UFFS destaca temas ecológicos e participação do PETCiências

    No dia 16 do mês de junho, o campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou o Varal Pedagógico, um evento que reuniu estudantes, professores e projetos institucionais com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas e fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade.

    A proposta do Varal Pedagógico foi criar um espaço aberto para compartilhar experiências educativas desenvolvidas ao longo do semestre nos cursos de licenciatura. Os trabalhos foram expostos em formato de varal, o que proporcionou um ambiente dinâmico e acolhedor, incentivando a troca de ideias entre participantes e visitantes.

  O PETCiências marcou presença no evento com atividades voltadas à educação ambiental e à sustentabilidade, apresentando produções que destacavam a importância da preservação dos recursos naturais e o papel da ciência na formação de uma consciência ecológica. A participação do grupo reforçou o compromisso do programa com a integração entre teoria e prática e com a valorização da educação científica.

    Durante o evento, foram apresentados cartazes e materiais didáticos que abordavam temas ecológicos de forma acessível e criativa. Os visitantes puderam conhecer diferentes abordagens sobre meio ambiente, reciclagem e preservação, refletindo sobre a responsabilidade coletiva na construção de um futuro sustentável.

    O Varal Pedagógico se consolidou como um espaço de interação entre ensino, pesquisa e extensão, permitindo que a comunidade acadêmica compartilhasse suas produções e fortalecesse a educação ambiental como eixo fundamental na formação de professores.

Grupo de pessoas em pé

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Uma imagem contendo no interior, edifício, coberto, verde

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Uma imagem contendo no interior, edifício, mesa, biblioteca

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.Balcão de loja

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Autor: Felipe Callegari Ductra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...